O tradicional gás de cozinha possui características altamente inflamáveis, propriedades essas que o tornam tão eficaz em fogões e aquecedores. No entanto, para sua segurança, é importante saber como detectar um possível vazamento de gás a fim de evitar problemas.

Pensando na sua segurança, a Rescaroli separou nesse post todas as dicas essenciais de como descobrir se seu gás está vazando. Além disso, falaremos também sobre os perigos que esse vazamento pode ocasionar.

O gás da Supergasbras possui garantia e selo de qualidade e segurança, além de proporcionar maior durabilidade e rentabilidade. No entanto, é importante conferir também se há algum tipo de vazamento antes de fazer a instalação do botijão.

Abaixo listamos alguns problemas que podem acontecer caso o vazamento não seja contido de forma correta.

como saber se meu gas esta com vazamento

O vazamento de gás pode causar explosão e/ou incêndio

Como citado anteriormente, o GLP é uma substância altamente inflamável, por esse motivo, se mal instalado pode ocasionar graves acidentes. Uma simples faísca é capaz de gerar uma explosão e ainda aumentar o risco de um incêndio.

Em caso de explosão e incêndio, entre em contato com o corpo de bombeiros.

Asfixia

O gás LP, ao contrário do que muitos pensam, não tem odor próprio, e o cheiro que sentimos quando há vazamento, é na verdade derivado de um composto a base de enxofre (mercaptano), adicionado para revelar a presença do GLP em casos de vazamento.

O GLP não é venenoso, nem tóxico, porém é asfixiante, podendo causar asfixia se inalado por longos períodos de tempo, afinal, devido a sua composição, respirá-lo significa inspirar menos ou nenhum oxigênio.

Aumento na conta

Além dos riscos mencionados anteriormente, um vazamento de gás, mesmo que pequeno, aumenta suas despesas com gás, visto que esse gás vazado será desperdiçado.

Aumentos significativos na conta de gás ou na frequência de troca dos botijões, portanto, podem apontar para um vazamento no local. Fique atento a sua conta para detectar se há algo de estranho, dessa forma, você pode resolver o problema e evitar maiores complicações.

Como detectar o vazamento de gás

Você pode verificar se seu gás está vazando por meio da conta e aumento nos gastos com o GLP e pela detecção de seu cheiro característico.

No entanto, se o vazamento for muito pequeno, pode ser que você não consiga identificar por meio dessas técnicas. Por isso, existem também outras formas de evidenciar o vazamento de gás:

Passe uma esponja com água e sabão nas conexões, se aparecerem bolhas, é sinal de vazamento.

Feche as válvulas ou os registros perto dos aparelhos de gás e confira, durante 20 minutos, se ainda assim há algum consumo.

Tubulações de gás enferrujadas também podem ser sinônimo de problemas.

Como proceder em caso de vazamento

Se você descobrir algum vazamento, mesmo que pequeno, deverá seguir os passos a seguir para evitar maiores complicações:

Imediatamente, feche o registro ou a conexão de gás.

Evite encostar em aparelhos elétricos e interruptores do local.

Os ventiladores não podem ser utilizados de forma alguma, já que podem soltar faíscas.

Caso seu gás seja encanado, entre em contato com seu fornecedor. Do contrário, ligue para os bombeiros pelo 193 e acione também a companhia que forneceu seu botijão.

Dicas para evitar o vazamento

Não instale botijões em locais que não sejam arejados;

Caso queira identificar um possível vazamento, utilize espuma de sabão na haste superior para encontrar a presença de bolhas causadas pela pressão do vazamento.

Peça gás apenas em revendas confiáveis! Revendas não autorizadas podem vender botijões sem selo de segurança, tornando mais possível a ocorrência de riscos.

Nesse sentido, a Rescaroli trabalha com todas as licenças necessárias que autenticam a segurança do produto!

Quando for trocar, não deite o botijão! Isso pode ocasionar vazamento do restante do líquido que permanece lá dentro.

Quando sair de casa, feche a válvula do botijão. Você estará prevenindo um possível vazamento enquanto estiver fora.

Conclusão

Finalmente, agora que você entendeu a importância de manter cuidados com vazamento de gás, é preciso dizer que toda manutenção ou reparos deve ser feito por pessoal especializado!

Mas, acima de tudo, a compra de botijões danificados ou em lugares sem as devidas permissões, aumentam a chance de vazamento e acidentes!

A Rescaroli pensa em qualidade e segurança, por isso, fornecemos apenas produtos certificados!

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.