O botijão de gás é um item que geralmente passa despercebido na rotina familiar. Preparamos nossas refeições, fazemos deliciosos bolos, criamos novas receitas, mas só nos damos conta dele, quando acaba o gás.

No entanto, é essencial estar atento ao manuseio. Um detalhe que, apesar de parecer muito simples, se utilizado de maneira inadequada pode provocar grandes acidentes.

Esses vasos de pressão, construídos para acondicionar e transportar gases, possuem uma grande pressão e, a qualquer impacto ou descuido, o perigo pode ser enorme.

Portanto, é preciso atentar-se aos riscos e adotar alguns cuidados para garantir a sua segurança e a segurança da sua família.

Nós separamos algumas dicas. Confira!

1- Atente-se a mangueira e regulador do botijão de gás

Poucas pessoas sabem, mas a mangueira do botijão de gás também tem validade. Seu prazo máximo de uso é de 5 anos.

Caso identifique ressecamento, pouca vazão ou algum tipo de ruído no regulador, recomendamos que seja feita a troca.

Além disso, não faça extensões na mangueira de gás, juntando várias delas.

separamos 4 dicas de como cuidar do seu botijao - Separamos 4 dicas de como cuidar do seu botijão de gás

 

2- Observe a chama do fogão

Se estiverem em ótimas condições, a chama será azul. Mas se você notar outra cor, você deve tomar certas medidas e consultar um especialista.

As cores apresentadas podem ser:

  • Amarela ou laranja, pode indicar deficiência de ar devido à fuligem nas grades ou aquecedores. Eles devem ser reparados porque libera monóxido de carbono e coloca a vida de sua família em risco, especialmente no inverno, quando entradas de ar e tomadas são plugadas.
  • Verde, pode indicar que o botijão de gás está queimando partículas estranhas, como cobre ou zinco.
  • Azul transparente, indica que há um excesso de ar no processo de combustão, e isso significa que há um excesso de perda de gás durante o processo.
  • Vermelha, você deve agir imediatamente, já que é óxido ou partículas tóxicas alojadas nos tubos.

3- Não deixe o botijão virado/deitado

Quando o vasilhame é deitado o GLP pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão. Utilize seu botijão apenas “em pé”, garantindo sua segurança e ainda mais durabilidade.

4- Cuidado com o armazenamento

Armazenar o botijão corretamente é essencial para prevenir acidentes. Por isso, o primeiro dos cuidados com botijão de gás que deve ter é que você mantenha-o instalado do lado de fora da sua casa, em local protegido do sol, da chuva e arejado.
⠀⠀⠀
Deixá-lo na chuva pode fazer com que o material se desgaste e fique frágil. Armazene-o corretamente.

Fonte: SF, Tua Casa

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?