Recentemente, vimos como preparar a famosa receita de churros da Dona Florinda, da série Chaves. Agora aprenderemos o que fazer em caso de vazamento de gás.

Você realmente reconhece a importância de cuidar das instalações de gás do seu apartamento ou casa?

O objetivo desse post e orientar os consumidores quais são os procedimentos preventivos, causas, riscos, e como identificar e evitar um vazamento de gás no seu condomínio ou casa.

Como Acontece um Vazamento de Gás?

Vazamento de gás em apartamento geralmente é resultado de aparelhos mal instalados, sem manutenção ou com defeito, como exemplo de equipamentos a gás temos as caldeiras, aquecedores de passagem, saunas e fogões.

Se o seu aparelho está mal instalado, o gás pode escapar através da mangueira de conexão do equipamento para tubulação, na vedação, nas conexões, na própria tubulação entre outros – assim sendo, recomendamos que o serviço seja sempre feitos por profissionais e empresas com registro no CREA.

Você também deve ser cauteloso para comprar aparelhos de gás antigos ou de segunda mão.

Que Riscos Oferece Um Vazamento de Gás?

Um vazamento de gás pode levar a falta de ar, pois a molécula do gás LP é mais pesada que o ar e ocupa o lugar do oxigênio no ambiente, incêndios e até mesmo explosões. A falta de oxigênio pode ocasionar tontura, fadiga, náuseas, dor de cabeça, e respiração irregular.

O gás natural e glp são altamente inflamáveis, o que significa que eles podem produzir grandes quantidades de calor. Consequentemente, um vazamento de gás natural e glp podem aumentar o risco de incêndio e explosão, uma vez que se espalha rapidamente e entram em combustão facilmente. Uma fonte de ignição já é o bastante para dar início a um incêndio ou explosão.

Outro risco que devemos ficar atentos é que o gás natural e glp se não tiverem uma combustão perfeita por causa da montagem incorreta ou falta de ventilação, eles emitem um subproduto que é o monóxido de carbono. Quanto mais monóxido de carbono presente no ar, menos oxigênio que você irá inalar isso se torna potencialmente perigoso.

Um dado importante é que somente nos EUA a Gás Seguro Register (GSR) destaca que, nos últimos três anos, um em cada seis casas inspecionadas pela organização tinha um aparelho a gás inseguro. Se não for controlada, estes aparelhos poderiam ter levado a incêndios e explosões.

Como Identificar Vazamento de Gás?

O sinal mais claro de um vazamento é o “cheiro” de gás em sua casa.

A maneira mais assertiva e segura são os ensaios de estanqueidade nos sistemas, mas algumas alternativas iniciais podem ser:

Verificação Visual

  • Conexões danificadas por corrosão, defeitos mecânico, etc.
  • Sujeira, água ou detritos sendo soprados pela tubulação

Verificação Auditiva

  • Se você ouvir um som incomum, como um assobio, perto de uma linha de gás natural, glp ou aparelho.

Verificação de Olfativa

  • Se você sentir o “cheiro” característico de gás natural ou glp, muitas vezes descrito como um odor de enxofre.
  • Nota: algumas pessoas podem não ser capazes de sentir o cheiro.

Método de Verificação

  • Para verificar se vazamento de gás, você pode passar sabão nas conexões do botijão, e se começar a formar bolhas é sinal de vazamento.

Também pode haver alguns sinais nos seus aparelhos domésticos que podem indicar um vazamento, mesmo se você não sentir o cheiro de gás:

Sempre verificar se a chama está azul, uma chama laranja ou amarela é sinal de uma combustão imperfeita.

Na parte externa do aparelho esteja atento para fuligem ou quaisquer áreas pretas ou marrons queimados em torno de seus aparelhos.

Como Identificar um Vazamento de Monóxido de Carbono?

Outro perigo é o monóxido de carbono que é gerado na queima do gás, veja como identificar esse risco que pode gerar a morte.

Se você está em um ambiente fechado com equipamentos com chama ligados e começar a sentir tonturas ou náuseas você deve ir para fora imediatamente. Se os sintomas desaparecem no ar fresco você poderia estar sentindo os efeitos de uma intoxicação por monóxido de carbono.

Como o monóxido de Carbono é inodoro e incolor, o monóxido de carbono pode ser difícil de detectar. É por isso que o monóxido de carbono mata muita gente, e por isso é essencial investir em dispositivos apropriados para monitorar o ar em sua casa.

Muito parecido com um alarme de incêndio, eles são sua melhor alternativa para proteção contra esse risco. Certifique-se de tê-los instalados por profissionais habilitados e testar a bateria do dispositivo regularmente.

O Que Fazer em Caso de Vazamento de Gás?

Para evitar o pior, você deve sempre agir imediatamente se sentir cheiro de gás em sua casa.

O primeiro passo é desligar o fornecimento de gás em seu medidor de gás ou nos cilindros

O próximo passo é permitir a entrada de ar fresco em sua casa para ajudar a dispersar o gás. Abra todas as janelas e portas e deixá-las abertas para garantir o fluxo de ar.

Se você não pode abrir as janelas, porque eles são bloqueados ou por qualquer outro motivo, saia de sua residência o mais rápido possível.

Enquanto você está ventilando a sua casa, não use quaisquer interruptores elétricos, com as faíscas desses equipamentos podem provocar uma explosão. Isso inclui interruptores de luz ou campainhas eletrônicas. Da mesma forma, não fume ou faça uso de qualquer fonte de ignição.

Depois de ter tomado esses cuidados e tratado o perigo iminente, é hora de chamar os especialistas de gás.

Finalmente, no caso improvável de que um incêndio, a sua primeira chamada deve ser para o serviço de bombeiros no telefone 193.

A maioria dos telefones celulares permitirá que você disque o número de emergência, mesmo se não houver SIM inserido, mesmo se o telefone não tem crédito.

Explosão por Vazamento de Gás

Uma explosão de gás é resultante de uma fuga de gás, na presença de uma ignição e um comburente (oxigênio). Os principais gases inflamáveis são o gás natural, metano, propano e butano, porque eles são amplamente utilizados para fins de aquecimento e cocção. No entanto, muitos outros gases, como o hidrogénio, são inflamáveis requerendo os mesmos cuidados.

Como Evitar Vazamento de Gás?

Quando se trata de vazamento de gás, pense sempre em prevenir, e nunca corrigir!

Algumas dicas importantes para prevenção de vazamentos são:

  • Assegurar que todos os aparelhos são equipados credenciados pelo Inmetro, instalados por profissional qualificado
  • Verificar os aparelhos regularmente quanto ao desgaste
  • Realizar inspeções anuais, testes de estanqueidade, manutenção preventiva em componentes com vida útil, como reguladores conforme NBR 8473

Para finalizar o gás natural e glp,são combustíveis altamente eficientes como fonte de energia, mas para garantir uma correta utilização os passos descritos nesse artigo são fundamentais.

Fonte: RW Engenharia

Gás para Cozinha em Balneário Camboriú / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás para Cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?