Outrora aprendemos tudo sobre o cheiro do Gás LP de cozinha. Agora veremos como preparar os famosos e clássicos Churros da Dona Florinda, da série de televisão Chaves.

Mais do que se divertir com o Seu Madruga vendendo os famosos churros da Dona Florinda, é tentar adivinhar o sabor deles. Mas agora, os seus problemas acabaram, pois iremos de ensinar passo a passo.

Essa é uma receita feita no mundo inteiro e que ganhou adaptações ao longo dos anos. No Brasil, ganhou recheios como os de doce de leite ou chocolate, ficando ainda mais irresistível. Mas de onde surgiram os churros, essa maravilha dos deuses?!

A Origem dos Churros

De acordo com o artigo Sabor e Saber, publicado pela PUC-SP,

“O churro é uma iguaria que existe há muitos séculos. Sua origem é incerta. Alguns dizem que foram os portugueses que trouxeram a receita, quando voltavam da China na época da dinastia Ming. Outros dizem que foram os árabes que a trouxeram, quando invadiram a península ibérica. Outros ainda, afirmam que foram os pastores espanhóis que inventaram a receita, porque era fácil de fazer no alto das montanhas onde eles não conseguiam obter pão fresquinho e outros produtos de padaria. Qualquer que seja sua origem, o churro, agora, é considerado tipicamente espanhol.”

Tem-se, portanto, o churro como um alimento de origem espanhola que se tornou muito popular nos países latino americanos, como o México, Argentina, Uruguai e Brasil.

Em 1963, os churros já marcavam presença em solos brasileiros e foi em São Paulo que este alimento ganhou popularidade, principalmente, a partir de 1974, com a chegada da A CASA DO CHURRO, na Avenida São João, centro da capital. O estabelecimento era da família Farre Martinez, de origem espanhola e foi um dos principais difusores dos churros no Brasil.

De acordo com o artigo “A casa do churro: Doce sucesso”,

“O churro em roda era comercializado em pedaços e logo se tornou bastante popular. Foi nesta ocasião que, com a sugestão de muitos clientes, floresceu a ideia de se rechear o produto com algum tipo de doce. Nascera, então, o primeiro churro recheado com doce de leite. A aceitação foi tão grande que, logo em seguida, surgiram outros recheios e outros formatos de churros. O produto com recheio, genuinamente brasileiro, ganhou espaço garantido em parques, exposições e feiras.”

Essa característica de rechear os churros é tão brasileira, que se notarmos os churros da Dona Florinda veremos que não chocolate e nem doce leite, e sim apenas a massa com açúcar e canela.

Nos dias de hoje, é muito comum ver barraquinhas de churros nas ruas, próximas às escolas, em festas de aniversários, festas de São João e em eventos dos mais variados tipos. Sem dúvida, é um alimento espanhol que caiu no gosto dos brasileiros e já tem seu espaço garantido por aqui.

Vamos agora aprender a preparar essa maravilhosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Ingredientes

  • 1 copo de 200ml de água
  • 4 colheres (sopa) de gordura vegetal rasas
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 2 ovos

Modo de Preparo

  1. Reserve farinha, os ovos e a gordura.
  2. Leve os outros ingredientes ao fogo médio até ferver.
  3. Acrescente a farinha e mexa.
  4. Por último, inclua os ovos e mexa em fogo baixo, até que a massa fique consistente.
  5. Deixe esfriar.
  6. Coloque a massa em um saco de confeiteiro e aperte para que saia no tamanho que quiser, em uma panela com o óleo quente.
  7. Frite, retire e deixe escorrer em um prato com papel toalha.
  8. Passe no açúcar e na canela. Se quiser, confeite com doce de leite ou alguma outra cobertura.

Gás para Cozinha em Itajaí / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás para Cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?