Na última postagem vimos deliciosas receitas de batata recheada. Agora veremos dicas para fazer o gás de cozinha durar mais tempo de forma segura.

Com a crise que se instaurou no País, o gás, item essencial nas cozinhas brasileiras, ficou bem mais caro – cerca de 12%, de acordo com pesquisas. Por isso, rever conceitos na hora de cozinhar implica economizar a quantidade de gás utilizada e também é uma questão de segurança.

“A alta dos preços do gás de cozinha pesou no bolso dos consumidores nos últimos tempos e em busca de valores mais baixos, muitas pessoas se arriscam a comprar botijões de revendas clandestinas. Com isso o risco de acidentes aumenta consideravelmente, pois estes produtos não passam por nenhum tipo de controle de qualidade e segurança”, alerta Otávio Tranchesi, diretor de marketing do aplicativo Chama.

Ele destaca ainda que as revendas que não possuem autorização da ANP (Agência Nacional de Petróleo) para operar, não cumprem os requisitos de segurança. “A economia não compensa o risco, porque tanto o botijão quanto o conteúdo podem estar alterados”. Um dos principais cuidados, segundo Tranchesi, é verificar se o botijão está em perfeito estado para ser utilizado sem riscos de acidentes. “Antes de comprar é imprescindível verificar, por exemplo, se não há sinais de ferrugem nem amassados e se o lacre de segurança está intacto”, observa.

Dicas para Economizar Gás de Cozinha

De Olho na Chama do Fogão

Se as chamas do fogão surgirem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais não estão funcionando devidamente. Isso implica no maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis.

Efetue o Teste do Vazamento

Toda vez que trocar seu botijão faça o teste do vazamento. Ao conectar o regulador de pressão, passe bastante espuma de sabão entre a conexão do regulador e a boca do botijão. Caso surjam bolhas, é indicativo de vazamento, então o regulador deve ser desconectado e o procedimento repetido. Se as bolhas persistirem, solicite a troca do botijão.

Cuidado no Preparo

Antes de ligar o fogo e levar os ingredientes para a panela, deixe tudo previamente preparado. Evite perder tempo picando, temperando, organizando ou lavando o que irá usar. Economizar tempo é economizar o gás. Então evite deixar o fogão ligado sem necessidade enquanto está colocando as coisas em ordem.

Cada Panela na Boca Certa

Use sempre as panelas de acordo com o tamanho da chama do fogão. Sabe aquele hábito de na hora da pressa colocar uma panela pequenininha em uma boca grande só para fazer tudo mais rápido? Deixe-o agora! Isso acaba desperdiçando muito, já que boa parte do calor está sendo transferido para o ar, não para a panela, já que a chama fica para fora. E o contrário também atrapalha: uma panela grande em um queimador pequeno demais exige mais muito tempo para o cozimento, fazendo com que você acabe gastando mais.

De Olho no Forninho

Alguns cuidados ao usar o forno também são essenciais para a economia. Algumas receitas pedem que o forno esteja preaquecido. Mas não precisa exagerar e deixá-lo ligado muito tempo antes de colocar o alimento! Aquecer por 10 minutos muitas vezes já é o suficiente. Na hora de assar, controle a vontade de dar aquela espiada o tempo todo para ver como está ficando. Abrir a porta do forno sem necessidade faz com que ele perca o calor interno. Se for preparar mais de uma receita assada no mesmo dia e tiver espaço no forno, faça tudo de uma vez só. Assim você economiza gás e bastante tempo!

Use Mais a Panela de Pressão

Sabia que a panela de pressão pode ajudar – e muito – na economia de gás? Ela cozinha os alimentos bem mais rápido do que a panela tradicional e, portanto, gasta menos gás que o cozimento em uma panela comum.

Faça Um Pré-Preparo dos Alimentos

Alguns alimentos demoram um pouco mais para cozinhar, como feijão, arroz integral e grão de bico. Mas o tempo pode ser reduzido consideravelmente se você deixá-los de molho antes de levar ao fogo. Isso acontece já que a parte interna acaba ficando mais macia quando passa por esse processo, tornando o cozimento muito mais rápido.

Corte em Cubinhos

Carnes, raízes e legumes duros também podem exigir bastante tempo de fogo para ficarem molinhos. Por isso, se a receita permitir, tente cozinhá-los cortados em cubinhos, acelerando o cozimento. Mas não coloque muita água! Deixe apenas a quantidade necessária para ferver e cozinhar tudo.

Fonte: Sindigás e Jeitto

Gás LP para Casa ou Empresa em Balneário Piçarras / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todo possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?