Anteriormente vimos 5 receitas com os ingredientes da estação. Dessa vez, mostraremos as principais aplicações do Gás LP em residências.

O uso do Gás LP em residências é o mais difundido em todo o mundo, representando 48% do consumo global. No Brasil, essa presença cresce para 95% dos lares devido ao intenso uso desse incrível combustível para cozinhar alimentos.

Apesar disso, os consumidores aqui e fora do Brasil ainda não conhecem as inúmeras aplicações domésticas que essa fantástica fonte de energia possui.

O Gás LP é utilizado em residências para as seguintes finalidades:

  • No preparo e cozimento de alimentos, em fogões e fornos
  • No aquecimento de água para chuveiros e pias
  • No aquecimento de ambientes internos, como quartos e salas
  • No aquecimento de ambientes externos, como pátios e jardins
  • No aquecimento de piscinas
  • Em lareiras
  • Em saunas
  • Em churrasqueiras
  • Em geladeiras, freezers e frigobares
  • Em aparelhos de ar-condicionado
  • Em lavadoras e secadoras de roupas
  • Em geradores de energia
  • Em equipamentos de iluminação
  • Em máquinas de matar mosquito
  • Em queimadores de erva daninha
  • Em bombas d’água
  • Em pressurizadores de água para lavar carro
  • Como combustível de automóveis
  • Em cortadores de grama

No entanto, é preciso ressalvar que nem todos esses usos são permitidos em todos os países, seja por questões regulatórias ou por razões econômicas.
De qualquer forma, o Gás LP pode ser considerado um combustível multiuso, dada a enorme variedade de suas aplicações. Seu potencial é quase inesgotável, em função da sua versatilidade.

Gás LP para Fogão

Na casa moderna, o Gás LP é principalmente utilizado em fogões e cooktops. Ele é o energético mais eficiente para cozinhar, sendo utilizado por centenas de milhões de pessoas, de todas as classes sociais, em todo o mundo.

O Gás LP fornece uma chama limpa, de grande poder calorífico e absolutamente controlável. Além disso, custa bem menos do que outros energéticos, inclusive o gás natural, principalmente para clientes com perfil de consumo residencial.

100% dos fogões a gás no Brasil são fabricados para Gás LP

Gás LP para Forno e Churrasqueira

O Gás LP é amplamente utilizado em fornos para assar pães, bolos, pudins, doces, batatas e outros produtos, bem como para aquecer pratos prontos ou assar alimentos como frango e carne. Uma das vantagens é a possibilidade de controlar a temperatura, da mesma forma que os fogões.

Fornos movidos a Gás LP permitem um perfeito controle da chama e atingem temperaturas elevadas mais rapidamente. O Gás LP também proporciona momentos de conforto para o churrasco com os amigos. As churrasqueiras a gás* estão sendo usadas cada vez mais em varandas de edifícios, jardins e áreas externas. Elas proporcionam uma economia de 70% em relação ao carvão, cuja queima é prejudicial à saúde; não geram fumaça; permitem o controle da chama; e dispensam álcool, fósforos e isqueiros, que podem causar acidentes.

Nos Estados Unidos, até 1995, existia predominância de churrasqueira a carvão. Hoje, as churrasqueiras a gás ocupam 60%.

Gás LP para Aquecedor de Água

É possível aquecer água com o Gás LP, garantindo eficiência, segurança e economia de até 25% em relação à energia elétrica.

Nas instalações centralizadas de geração de água quente para uso em banheiros, cozinhas ou áreas de serviço das residências, o Gás LP é o combustível mais adequado para ser empregado nos aquecedores, fornecendo de imediato um fluxo constante de água, o que proporciona maior conforto ao usuário.

Bem instalado, o aquecedor a gás é excepcionalmente seguro!

Gás LP para Secadora e Lavadora de Roupas

Algumas secadoras de roupa aquecem o ar por meio de um queimador de Gás LP, o que proporciona economia na conta de energia elétrica.

Lavadoras de roupa também podem usar o mesmo combustível, utilizando a água do aquecedor, de passagem ou de acumulação.

Lembre-se: o Gás LP já está perto destes equipamentos. O investimento adicional de infraestrutura pode chegar a zero.

Gás LP para Ar-Condicionado

Uma das aplicações menos conhecidas do Gás LP é a geração de frio, por meio da tecnologia de ciclo de absorção, que associa chillers à chama direta de Gás LP. Essa tecnologia pode ser utilizada em sistemas de ar-condicionado. Essa aplicação do Gás LP é mais comum no Japão.

Gás LP para Geladeiras

Pela tecnologia chamada “ciclo de absorção”, que utiliza chillers de absorção à chama, o Gás LP pode ser utilizado para a produção de frio, em geladeiras, freezers e frigobares, com ganhos ambientais.

Refrigeradores a gás, ao contrário dos convencionais, não contêm substâncias nocivas que contribuem para o efeito estufa. Por não possuírem compressor, são totalmente silenciosos, e o custo de manutenção é quase zero.

Para áreas rurais ou remotas, o Gás LP é o energético ideal para equipamentos de refrigeração, uma vez que o produto está disponível em todos os recantos do país.

O uso do Gás LP para equipamentos de refrigeração é ideal para áreas rurais ou remotas.

Gás LP para Aquecedor de Ambientes

O Gás LP é útil para aquecer ambientes. Um dos seus usos mais populares é nos sistemas de calefação de residências localizadas em regiões frias. Naquelas que não possuem aquecimento central, o equipamento mais comum é o aquecedor de ambientes, um gabinete metálico que envolve um recipiente contendo o gás. Aquecedores portáteis que utilizam o Gás LP são ideais para aquecer quartos e espaços menores.

Já para aquecer toda a casa, de forma homogênea, uma boa solução é o piso aquecido. O processo de controle e monitoramento das temperaturas é feito através de sensores colocados separadamente em cada ambiente. Dessa forma, é possível utilizar temperaturas diferentes, se assim for desejado. Com o piso aquecido, o ar quente fica mais leve e passa a subir naturalmente, aquecendo o ambiente todo de forma suave e agradável, sem abafamento, ruído, ressecamento ou ocupando espaço. O aquecimento acontece através de uma tubulação com água aquecida à gás (a caldeira geralmente é instalada na cozinha, lavanderia ou garagem) que passa por baixo do concreto.

Gás LP para Patio Heater

Graças ao Gás LP, as famílias podem também desfrutar os dias mais frios nas varandas das suas residências e em outros ambientes ao ar livre por meio do Patio Heater, um aquecedor de ambiente externo portátil que mantém a temperatura sempre amena. O calor gerado pelo queimador situado em cima do aparelho é irradiado ao seu redor, com o auxílio de um refletor em formato de chapéu.

Gás LP para Aquecedor de Água de Piscinas

Aquecedores de água movidos a Gás LP são uma excelente opção para deixar as piscinas confortáveis nos meses mais frios, pois eles fornecem calor rapidamente. Além disso, mantêm o calor melhor do que os aquecedores elétricos, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA.

O Gás LP permite mais rapidez e melhor manutenção do calor no aquecimento de piscinas.

Gás LP para Lareira

O Gás LP pode ser utilizado em lareiras, mantendo o conforto e o prazer proporcionados nos dias mais frios. As lareiras que utilizam Gás LP tornam os ambientes mais aconchegantes, bem aquecidos e decorados.

Além disso, uma enorme vantagem é que elas eliminam o uso de lenha, um combustível cuja queima é altamente prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.

Gás LP para Sauna

O uso do Gás LP em saunas está se tornando popular, representando uma evolução da sauna tradicional, cujo aquecimento provinha da queima de lenha, e da sauna aquecida por eletricidade. As saunas que utilizam o Gás LP têm um custo de operação bem inferior ao das saunas elétricas e não requerem a substituição contínua de peças dispendiosas. Além disso, emitem muito menos dióxido de carbono do que as elétricas.

Gás LP para Iluminação

Existem no mercado equipamentos fixos e portáteis destinados à iluminação que utilizam a energia gerada pelo Gás LP.

Eles podem ser utilizados tanto em ambientes externos quanto em internos, proporcionando iluminação de qualidade, forte e durável, pois não necessitam de pilhas ou recarga. São particularmente úteis em situações de emergência.

A mobilidade do produto proporciona soluções seguras, fixas e móveis.

Gás LP para Queimador de Erva Daninha

O Gás LP pode ser utilizado para exterminar ervas daninhas em jardins de residências, sobretudo as localizadas em sítios ou fazendas, em substituição aos pesticidas químicos que agridem o solo. A queima da erva daninha se dá pela chama existente num capinador térmico abastecido com o Gás LP.
A exterminação de ervas daninhas com Gás LP substitui os pesticidas.

Gás LP para Gerador

O Gás LP é uma ótima opção para geradores portáteis de vários tamanhos, que oferecem os benefícios de um gerador tradicional, mas em menor escala. Eles são popularmente utilizados em projetos de construção domésticos que necessitam de uma fonte de alimentação de energia adicional, ou onde um sistema de backup se faz necessário, seja por segurança, seja por falta de garantias da supridora.

O Gás LP é uma ótima opção para geradores portáteis de vários tamanhos.

Gás LP para Mata-Mosquitos

O Gás LP é a melhor alternativa para o equipamento que imita a respiração humana pela emissão do gás carbônico, atraindo e eliminando mosquitos. Além da vantagem de não utilizar venenos, é possível armazená-lo no local de consumo. É uma boa solução para casas de veraneio e para a eliminação de focos de dengue.

Gás LP para Bomba D’Água

O Gás LP pode ser usado como combustível das máquinas de bombear água. As máquinas movidas a Gás LP têm inúmeras vantagens, pois funcionam por mais tempo do que as movidas a gasolina ou carvão, e são simples e fáceis de operar. Além disso, elas emitem infinitamente menos carbono do que as demais.

Gás LP para Pressurizador de Água para Lavar Carro

Com a necessidade crescente de se economizar os recursos hídricos do planeta, o Gás LP vem sendo usado no lugar da energia elétrica em pressurizadores de lavadoras a vapor de carros. A lavagem do carro é completada em muito menos tempo, com resultados visivelmente superiores.

O Gás LP pode substituir a energia elétrica em pressurizadores de lavadoras de carros.

Gás LP para Automóveis

O Gás LP pode ser usado como combustível em motores de automóveis e outros veículos de variados portes. Mais de 23 milhões de veículos já usam o Gás LP mundo afora, gerando muito menos emissões de poluentes, o que contribui para a proteção do meio ambiente e da saúde humana.

Outra vantagem é o menor custo em relação aos demais combustíveis, como a gasolina e o óleo diesel. O potencial automotivo deve ser compreendido como veículos normais ou off roads, como cortadores de grama e carros de golfe, entre outros milhares.

Mais de 23 milhões de veículos já usam o Gás LP em todo o mundo.

Fonte: Sindigás

Gás para Cozinha em Barra Velha / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás de cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?