Na matéria anterior mostramos sobre o que fazer em caso de vazamento de gás e, desta vez, apresentaremos os cuidados necessários para trocar o botijão.

Trocar o botijão de gás de cozinha é uma tarefa que pode ser desempenhada em casa. No entanto, é extremamente importante que o procedimento seja realizado por um adulto, seguindo todas as recomendações necessárias. Acompanhe o texto abaixo para conhecer quais são elas!

Antes de trocar o botijão:

Certifique-se de que todos os queimadores do fogão estejam desligados, conferindo todos os botões de acendimento.

Tenha certeza de não haver no local chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor. Se possível, mantenha o ambiente arejado, abrindo uma janela.

Nunca role o botijão (tanto o novo como o antigo). Transporte-o sempre na posição vertical.

o que é preciso para trocar o gás de cozinha

Efetuando a troca:

Retire o lacre de segurança do botijão levantando a aba do anel externo e girando-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente. Não use ferramentas, pois podem danificar a válvula ou causar vazamento.

Retire a etiqueta e leia atentamente as instruções para o correto manuseio do produto. Além das dicas de segurança, a etiqueta também contém informações sobre a empresa responsável pelo envase e distribuição do botijão. Guarde-a para consultas futuras.

Retire o regulador de pressão de gás do botijão vazio e, em seguida, encaixe e rosqueie sobre a válvula do botijão cheio.

Novamente, use apenas as mãos. Não utilize ferramentas como martelo, alicate ou qualquer outro equipamento.

Antes de trocar o botijão, examine sempre as condições da mangueira, do regulador de pressão de gás e a fixação das braçadeiras, verificando sempre o prazo de validade e as condições de conservação.

Faça o teste de vazamento no botijão que acabou de retirar o regulador, passe espuma de sabão na válvula de saída de gás. Se perceber que está vazando gás, coloque o botijão em um local ventilado, longe de tomadas, ralos e grelhas de escoamento de água. Chame imediatamente a assistência técnica do seu fornecedor de gás ou ligue para a distribuidora (o telefone consta na etiqueta que acompanha o vasilhame).

Fazendo o teste de vazamento:

Após instalar o regulador de pressão no botijão, faça o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás e do regulador de pressão de gás.

Se surgirem bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Para isso, faça novamente o teste do sabão.

Caso o vazamento continue, leve o botijão para um lugar ventilado, longe de tomadas, ralos e grelhas de escoamento de água, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica do seu fornecedor de gás.

Recomendações de segurança:

Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.

Evite instalar o fogão onde há corrente de ar que possa apagar a chama e causar vazamento de gás.

Use sempre reguladores de pressão e mangueiras certificados pelo INMETRO, assegurando a distância normatizada de 80cm a 1,25m do equipamento de queima ao botijão.

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todo possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.