Anteriormente vimos como fazer o famoso pé de moleque. Agora veremos como fazer a deliciosa cocada.

A Cocada é um doce tradicional da Angola e típico brasileiro feito à base de coco. Tem um apelo cultural muito forte, sendo o mais popular de todos os doces do nordeste. Faz parte do rol dos bens históricos da doçaria nacional e cada dia mais a cocada ganha popularidade fora do país.

Por volta de 1750, época em que o Brasil ainda estava sendo colonizado e recebia diversos imigrantes, as escravas negras passaram a cozinhar para os senhores de engenho. Elas levaram todo seu conhecimento culinário e adaptaram muitos pratos ao paladar dos senhores. Particularmente em Salvador, onde surgiu à maioria dos pratos da culinária africana adaptada ao gosto brasileiro, as negras criavam muitos pratos com leite de coco (fruta em abundância na região norte do país), como ensopados, moquecas e escabeches. Com as sobras do bagaço do coco elas faziam a cocada, misturando melaço de cana ou rapadura, produto muito encontrado na época.

O nome “cocada” deriva do próprio termo português para a fruta chamada de “coco”, este deve-se à uma antiga acepção de “monstro usado para assustar criança, a Cuca”. Consta que os navegadores portugueses, ao verem esse fruto, lhe deram esse nome porque as três marcas redondas que ele apresenta lembram uma face.

Outra informação curiosa é saber como surgiu o termo “rei da cocada preta”. Dizem que quando a Família Imperial veio ao Brasil, a cocada preta era um quitute muito disputado na corte, e como o rei era sempre o primeiro a se servir, criou-se essa expressão. E com muita irreverência o carioca se apropriou e usa em tom de deboche, fazendo menção a alguém convencido. “Fulano é o rei da cocada preta”.

Agora vamos para a parte prática, né?
Perfumada, saborosa, quentinha e muito fácil de fazer, agora vamos aprender a preparar essa deliciosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento.

Receita de Cocada de Forno

Ingredientes

  • 300g de Coco ralado
  • 2 latas de leite condensado
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de chá de leite
  • Margarina para untar e farinha de trigo para polvilhar

Modo de Preparo

Bata bem o leite condensado, os ovos e o leite no liquidificador. Acrescente o coco ralado e mexa suavemente. Coloque em refratário untado e polvilhado e leve para assar em forno médio (180º) em banho-maria, até dourar.

Dica: Sirva quente com sorvete de creme.

Fonte: Mulheres Empreendedoras PI

Gás para Cozinha em Ilhota / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás de cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?