Anteriormente vimos algumas receitas típicas de festas juninas para você fazer em casa. Dessa vez, veremos mitos e verdades sobre manutenção nas instalações de gás.

Poucas pessoas sabem dos riscos que os condôminos/síndico passam diariamente com instalações de gás que não passaram por manutenções e não atendem as normas técnicas vigentes.

Esse artigo desmistifica alguns mitos e mostra porque a manutenção preventiva nas instalações de gás pode evitar transtornos para o condomínio.

1º Mito sobre Manutenção nas Instalações de Gás – “Esse cheiro de gás e normal…”

Isso é umas das grandes mentiras contadas por profissionais não habilitados, o cheiro que o gás LP possui é um aditivo chamado Metacapitano que é inserido ao gás para justamente avisar as pessoas do risco decorrente.

Em um vazamento, havendo um comburente (Oxigênio) e uma fonte de ignição, pode gerar uma explosão e como consequência um enorme deslocamento de ar destruindo tudo a sua volta. Quanto maior for o volume confinado maior será a intensidade da explosão e do deslocamento de ar, a queima do GLP pode chegar a mais de 1.000° C e para acontecer essa explosão basta 5% de gás LP do volume de ar.

2º Mito sobre Manutenção nas Instalações de Gás – “Não precisa trocar, nunca deu problema…”

As peças possuem vida útil determinada por normas, exemplo: Dos reguladores de pressão (NBR 8473).

Vida útil nada mais é do que o período de validade a partir da data de fabricação até a data de validade determinada pelo fabricante, cumprindo assim sua função técnica, sem gerar riscos e danos ao sistema de GLP.

3º Mito sobre Manutenção nas Instalações de Gás – “O corpo de bombeiros permite….”

O Corpo de Bombeiros é um órgão fiscalizador da prefeitura e segue restritamente as normas atualizadas da ABNT e IT 23, mesmo edificações antigas devem se adaptar as normativas atuais de segurança.

4º Mito sobre Manutenção nas Instalações de Gás – “Isso é responsabilidade de cada morador….”

Segundo o código civil:

Art. 1.348. Compete ao síndico:
(…) II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
(…) V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores; (…)

Os riscos e acidentes que podem ser gerados com o sistema de gás afetam a todos e não só a pessoa causadora.

5º Mito sobre Manutenção nas Instalações de Gás – “Se der problema o seguro paga…”

Saiba que negligência, imperícia e imprudência podem ser motivos para que as seguradoras não paguem o benefício.

Exemplos:

  • Acidentes ocasionados por peças com validade vencidas
  • Cilindros em local inapropriado.

Gás LP para Empresa e Condomínios em Balneário / Santa Catarina

O melhor gás para sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Precisa de instalação, manutenção e projeto de gás natural e GLP no seu estabelecimento ou condomínio, fale conosco!

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.