Algumas das principais causas de acidentes e incêndios com o botijão de gás, é referente a instalação mal feita ou a falta de cuidados na instalação de gás. Durante a instalação do fogão em apartamento, é preciso tomar uma série de cuidados e prevenções que levam a um resultado melhor e mais seguro para toda a sua família. 

 

Fatores como o prazo de validade, a posição da mangueira, a possibilidade de ter algum vazamento de gás e outros, são pequenos cuidados que podem prevenir muitos riscos dentro da sua cozinha. 

 

Riscos do vazamento de gás

 

A má instalação da mangueira de gás, pode ocasionar um vazamento. A partir do vazamento de gás surgem vários riscos que merecem toda a sua atenção.

 

cuidados na instalacao - Cuidados na instalação do fogão em apartamento

 

Dentre eles nós podemos destacar os principais, que são:

 

Explosão e incêndio

 

Uma simples faísca pode causar uma explosão e um incêndio de grandes proporções. Por isso, é muito importante verificar a correta instalação da mangueira de gás.

 

Asfixia

 

Outro perigo iminente e silencioso, atrelado ao gás, é a asfixia. Já que ele não possui odor e sim, o produto que é adicionado a ele, justamente para que possamos detectar um possível vazamento. Nesse caso, o gás inalado pode levar a asfixia, pois ocorrerá uma falta de oxigênio no ambiente.

 

Aumento das despesas

 

Além de outros pontos citados acima, o que também pode afetar é o aumento dos gastos com gás, caso tenha um vazamento acontecendo de forma despercebida. Isso vai aumentar as despesas, o que pode causar uma dor de cabeça no final do mês.

 

Instalação do fogão em apartamentos – Passo a passo

 

Criou-se uma lei em 1987 de São Paulo em razão dos incêndios, proibindo o uso do gás de cozinha convencional, quando o prédio já estiver uma instalação de gás encanado.

Passo 1: Saiba o tipo de gás que o seu fogão atende, isso porque a maioria deles funciona somente com gás GLP, o famoso gás de cozinha. Certificado que ele está adaptado para os dois tipos de abastecimento, podemos seguir.

 

Passo 2: Compre um kit instalação composto de registro, adaptador de mangueira elétrica.

 

Passo 3: Caso o seu fogão não seja habilitado para receber o GN ou gás natural, chame um técnico de confiança ou contrate o serviço da RDS Gás de conversão de fogão, para fazer a adaptação. Consulte o fabricante do fogão para saber se há adaptações específicas, se preferir.

 

Passo 4: Defina um lugar para colocar o aparelho e instale o fogão ligando-o às tubulações.

 

Teste de vazamento

 

Como mencionado anteriormente, o vazamento de gás pode ocasionar vários acidentes. Para que isso não ocorra, é preciso realizar o teste de vazamento.

 

É possível fazer o teste com o uso de algum sabão líquido, aplicando-o nas conexões da mangueira. Caso haja a formação de bolhas, é uma indicação de que está acontecendo um vazamento ali e é preciso realizar alguns ajustes para consertá-lo. 

 

Fonte: RDS Gás, Atlas

 

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

 

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

 

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?