O GLP tem diversos usos em nosso dia a dia. Por isso, as revendedoras de gás distribuem botijões de vários tamanhos, como o gás P13 e o P45. Mas você sabe qual a diferença entre esses dois GLP? 

 

Bom, todos esses recipientes carregam o mesmo produto: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Ele é obtido a partir de uma leve fração do petróleo, por isso recebendo esse nome. Sua queima é muito limpa, com baixíssima taxa de emissão de poluentes.

 

Uma coisa interessante é que embora seja o gás de cozinha, dentro do botijão ele é mantido na forma líquida, por isso ele é “liquefeito”.

 

Eles podem ser usados desde o âmbito residencial até o industrial. Para escolher a melhor opção, é necessário avaliar quais atividades serão desempenhadas e qual será o local.

 

Apesar de existirem cerca de 7 tipos diferentes de botijão de gás, os mais utilizados são o P13 e o P45. Por isso, explicaremos a diferença entre os dois. Vamos lá! 

 

voce sabe a diferença entre o gas p13 e o - Você sabe a diferença entre o gás P13 e o P45?

 

GLP P13

 

O botijão de gás 13kg ou P13, como é conhecido, é o mais utilizado em cozinhas residenciais, pois garante melhor rendimento no preparo de alimentos durante todo o mês, além de ser seguro e econômico.

 

Seu tamanho médio também favorece outros usos, como o aquecimento do chuveiro a gás e o acendimento de lareiras. 

 

Tamanho: 360 mm de diâmetro por 460 mm de altura.

 

GLP P45

 

O P45 é o mais indicado para quem consome em maior escala, como em residências que necessitam de GLP para aquecimento de água e preparo de alimentos ou no setor comercial, como em lavanderias e restaurantes.

 

Tamanho: 376,5 mm de diâmetro por 1299 mm de altura.

 

Existe diferença entre a pressão de um P13 e um P45?

 

A resposta é NÃO. As substâncias utilizadas nos botijões referidos possuem temperatura crítica bem acima da temperatura ambiente, possibilitando então que na temperatura ambiente possam se apresentar na fase líquida caso a pressão seja igual ou maior do que a pressão de vapor saturado.

 

O propano tem temperatura crítica de 96o C e pressão crítica de 43 atm. Isto significa que acima de 96o C NÃO é possível se liquefazer o propano por mais que se aumente a pressão. 

 

Desta forma um botijão grande e outro pequeno, na mesma temperatura, contendo a mesma mistura (mesmas substâncias com igual composição), apresentarão a mesma pressão se lá dentro existirem as duas fases em equilíbrio. 

 

Fonte: UFRGS, CPG

 

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

 

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?