O GLP faz parte do dia a dia de diversas famílias e apresenta diversas vantagens, principalmente em condomínios. Porém, é preciso saber atentar-se aos perigos de sua má utilização e como evitar acidentes com GLP

Cuidados como: montar o seu próprio checklist de tarefas, ter as manutenções das instalações de gás em dia no condomínio e conscientizar moradores sobre os cuidados nas instalações, tornará o condomínio seguro e longe de tragédias. 

Acompanhe o texto até o final e saiba tudo sobre o uso de GLP em condomínios e como evitar acidentes! 

Por que os acidentes com gás acontecem?

A falta de manutenção e a  instalação errada dos equipamentos são as principais causas de acidentes com gás. Ou seja, preservar a segurança está nas mãos do síndico e dos moradores. 

A maioria dos vazamentos de gás combustível ocorre nos elementos de ligação, como as “mangueiras” ou outros conectores flexíveis, que vão se deteriorando por desgaste natural ou ação mecânica, por exemplo, ao esticar a mangueira para limpeza, ou sofrer batidas com outros objetos. 

A exaustão mal-feita ou melhor, a condução dos produtos tóxicos da combustão para fora da edificação, leva à contaminação do ambiente pelos produtos da queima do gás, entre eles, o monóxido de carbono.

Como os produtos da combustão em si não têm cheiro característico, é importante ficar de olho nos indícios de transbordo: se constatar fissuras no duto;se a fixação for irregular ao aparelho ou ao terminal de exaustão.

Sem falar na ausência de ventilação permanente, que pode agravar as consequências de um possível transbordo. Por fim, os vazamentos também podem ocorrer em fogões, quando a chama apaga (ou nem foi acesa) e o manípulo de gás continua aberto. 

 

veja dicas para evitar acidentes com glp em - Veja dicas para evitar acidentes com GLP em condomínios

 

Conheça o sistema de gás utilizado!

O GLP é um sistema que requer a instalação de cilindros (botijões) de gás, normalmente no térreo da edificação ou dentro de cada apartamento (conforme Decreto Estadual nº 897). O abastecimento é periódico, feito por caminhões das concessionárias.

O GLP alimenta o aparelho para produzir a chama, têm cheiro característico e por sua natureza, é inflamável. Por isso, o risco de vazamento e acúmulo de gás combustível está associado ao perigo de incêndio e/ou explosão. 

Atente-se ao local de instalação

De acordo com especialistas, os locais onde ficarão instalados os aparelhos a gás, como fogões e aquecedores de passagem, precisam ser bem ventilados. Pois, caso a exaustão não seja bem feita, o ambiente pode ficar contaminado pelos produtos da queima do gás, como o monóxido de carbono. 

É por isso que não se recomenda que aquecedores fiquem dentro dos banheiros, como ocorre em prédios antigos. Afinal, normalmente, a ventilação nesse cômodo é bastante limitada e muitas vezes nem sequer conta com uma janela. Porém, caso o aparelho fique no banheiro, algumas recomendações são válidas:

  • Deixar um espaço de 3 cm entre a porta e o chão;
  • Instalar uma veneziana com até 80 cm de altura na porta;
  • Manter a manutenção sempre em dia.

Por fim, é imprescindível que toda instalação seja feita por uma equipe especializada no serviço, uma vez que o procedimento precisa seguir boas práticas e normas estabelecidas por órgãos regulamentadores, como a NBR 13103 da ABNT e AVCB do corpo de bombeiros

Realize manutenções

Uma prática básica que pode minimizar e evitar muitos acidentes é a manutenção preventiva no mínimo anual de todos os equipamentos e instalações de gás. Nesta manutenção seria observado não só o aparelho como as condições do ambiente e acessórios.

As normas ABNT NBR 13.103 e a NBR 15.923 dizem que a manutenção de aparelhos e instalações de gás deve ser feita somente por profissional qualificado, sob a supervisão de profissional habilitado. 

Os moradores devem entrar em contato com uma empresa credenciada dos fabricantes dos equipamentos para a realização de serviços de manutenção, sempre. Já a equipe do condomínio deve fazer o mesmo junto à companhia de gás. 

O que NÃO fazer em caso de vazamento

Cheiros, pequenos e estranhos barulhos, ferrugem, faíscas, fissuras ou outras avarias no equipamento, até mesmo uma fumacinha são detalhes que até passam despercebidos, mas devem ser observados e considerados sempre.  

Nesses casos, recomenda-mos: 

  • Não acender luzes ou acionar equipamentos elétricos;
  • Não utilizar fósforos ou isqueiros;
  • Ventilar o local com a abertura de janelas e portas;
  • Fechar as válvulas de bloqueio dos equipamentos;
  • Sair do ambiente;
  • Comunicar imediatamente a ocorrência para o número de emergência da concessionária que fornece o gás natural encanado ou o Corpo de Bombeiros. 

Fonte: SDN, GLB

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?