Além de garantir a segurança, o teste de estanqueidade é uma exigência do Corpo de Bombeiros. Este é um procedimento realizado para checar se há ou não algum tipo de vazamento na tubulação de gás. 

O que é o teste de estanqueidade?

Esse teste funciona para confirmar a segurança da instalação de equipamentos de gás e é a melhor maneira de prevenir incêndios e vazamentos. Ele é realizado por meio da pressurização da tubulação com ar comprimido, o técnico analisa se durante um período de tempo, ocorreu a perda de pressão. 

Por que o teste de estanqueidade é tão importante?

É importante realizá-lo, principalmente, no sistema de gás canalizado. Esse sistema é muito eficiente devido à economia a à funcionalidade que apresenta. Porém, ostenta um risco muito grande em caso de vazamento. Isso porque podem ocorrer pequenos vazamentos imperceptíveis ao olfato humano, gerando desperdícios, ou pior, acidentes trágicos.

teste de estanqueidade - Teste de estanqueidade – Por que o processo é tão importante?

Por que realizar esse teste?

Algo que nem todo mundo sabe, mas é importante: o teste de estanqueidade é exigido pelo corpo de bombeiros para liberar o alvará de funcionamento de condomínios, comércios, ou qualquer estabelecimento que faz uso de gás encanado. 

Qual é a validade do teste de estanqueidade?

Seguindo a norma NBR 15358, a inspeção deve ser realizada em períodos máximo de 12 meses. Caso a tubulação sofra algum dano, ou haja suspeita de vazamento, o teste pode ser feito em um intervalo menor de tempo.

NBR 15.571: o que é e o que ela diz?

O objetivo desta norma é estabelecer condições ideais para a realização de estanqueidade utilizando técnicas específicas. Elas são usadas para detectar os possíveis defeitos da tubulação.

A NBR 15.571 apresenta alguns tópicos, como:

  • Qualificação pessoal: o procedimento, a execução e a supervisão do ensaio devem ser feitos por um profissional qualificado.
  • Qualificação de procedimento: o procedimento tem que seguir a norma específica do produto e as evidências de qualificação precisam estar disponíveis ao contratante.
  • Preparação e limpeza da superfície: dependendo de alguns requisitos, como finalidade do ensaio, processo de fabricação do componente, sensibilidade requerida, uma ou duas técnicas de preparação da superfície podem ser utilizadas.
  • Análise de contaminantes: deve-se ficar atento em que tipo de material o ensaio será realizado, devido ao teor de contaminantes que certos materiais apresentam.
  • Ensaio visual: deve ser feito de acordo ABNT NBR 315, antes do teste de estanqueidade.
  • Iluminação: o ensaio deve ser realizado com uma iluminação de no mínimo 1.000 lux (luz visível) e no máximo 20 lux (fluorescente).
  • Limpeza final: após o ensaio, os materiais utilizados devem ser totalmente removidos e descartados corretamente.

Como é realizado o teste de estanqueidade?

Com o sistema todo instalado, é feito o seu enchimento e o acompanhamento do nível de pressão apontado por medidores chamados de manômetros. Quando identificado que a pressão está diminuindo mesmo com o sistema completamente fechado, é necessário que o teste seja refeito em todos os trechos do sistema.

Caso seja um vazamento pequeno, é possível consertá-lo utilizando resina, se for mais severo, é preciso fazer uma análise mais detalhada, podendo, inclusive, ser necessário realizar modificações no projeto.

A realização desse teste é um ótimo investimento, além de evitar prejuízos futuros e acidentes. 

Fonte: Thórus Engenharia, Rheem, Neo Ipsum

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?