Apesar de ser muito utilizado, o GLP ainda é carregado de mitos, principalmente quando se trata do vazamento de gás.

 

E para acabar de vez com a disseminação de informações equivocadas, resolvemos esclarecer alguns desses mitos. Confira! 

 

1- O botijão de gás pode ser instalado em qualquer lugar da casa?

 

Mito. Esse é um erro comum que acontece em muitas casas. O recipiente deve estar armazenado em um local bem ventilado para contribuir na circulação do composto em caso de vazamento. Por isso, não é recomendado deixá-lo em locais fechados, como armários e gabinetes. 

 

Outro ponto de atenção é colocá-lo longe de tomadas, interruptores e instalações elétricas. O ideal é que fique em um espaço coberto, para que proteja o bujão do mau tempo. Até mesmo as famosas capas que servem como item de decoração, devem ser evitadas.

 

2- Acidentes só acontecem com eletrodomésticos usados?

 

Mito. Os motivos podem ser diversos. Desde um equipamento com falta de manutenção, até má instalação. Para garantir que aparelhagem e vedação seja feita de maneira correta, é indicado contratar um profissional. 

 

Novos ou antigos, todos os aparelhos merecem cuidado, como a realização de uma manutenção preventiva, que pode ser feita por meio checando a validade das mangueiras e conferindo as tubulações de cobre e registros. 

 

No caso do botijão, é indicado sempre adquirir um produto de uma empresa confiável e referenciada.

 

gás de cozinha - Mitos sobre vazamento de gás de cozinha

 

3- A mangueira do botijão nunca vence?

 

Mito. Assim como boa parte dos materiais que usamos diariamente, a mangueira do botijão de gás também tem validade. Esse tempo normalmente é de 5 anos. Passado esse período, ela pode apresentar avarias, como ressecamento e problemas com a pressão que passa pelo tubo. 

 

4- O gás tem cheiro?

 

Mito. O GLP é inodoro em seu estado natural, ou seja, não tem cheiro. Na verdade, o aroma que sentimos vem de um composto a base de enxofre (mercaptana). Esse aditivo é adicionado ao gás pelas companhias de distribuição para facilitar na identificação, caso haja vazamento.

 

5-  O botijão de gás pode explodir?

 

Mito. Talvez esse seja o mito mais recorrente entre a sociedade, visto que veículos de comunicação acabam divulgando, erroneamente, que a causa de alguma explosão foi um botijão de gás. 

 

No entanto, segundo o Corpo de Bombeiros, os incêndios relacionados ao gás de cozinha não têm a ver com o recipiente. O motivo real está ligado à mangueira. Caso haja rachaduras ou furos, isso permite que o gás escape e entre em contato com o calor do fogão.

 

Fonte: Gaslog, Controlgas 

 

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

 

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?