Um dos momentos mais tensos para uma pessoa é a hora de trocar o gás. Por isso, nós resolvemos explicar a maneira correta de trocar o gás de forma segura e prevenindo o risco de vazamentos e possíveis acidentes (tanto culinários quanto os de caráter mais grave, como incêndios e explosões).

 

Qual é o momento certo para fazer a substituição?

 

Quando o queimador apaga, é preciso trocar o botijão. Nunca tente forçar a saída de um resquício de gás, pois virar ou deitar o botijão é um perigo. Se o gás escoar na fase líquida, algum componente pode entupir e, consequentemente, explodir.

 

Outra situação em que é necessário fazer a substituição é quando a data de validade expirou ou as condições de conservação do vasilhame estão comprometidas (com marcas de amassados ou pontos de ferrugem).

 

Como armazenar os vasilhames adequadamente?

 

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os botijões (tanto em uso como na reserva) devem ser mantidos em local ventilado e coberto, protegido do sol, da chuva e da umidade. 

 

Portanto, nada de deixá-los fechados na dispensa ou dentro do gabinete da pia. Mas os cuidados vão além: não os armazene próximos a tomadas e interruptores ou, tampouco, eletroeletrônicos.

 

Por último, mantenha-os a, pelo menos, 5 m de distância de ralos, grelhas (para o escoamento d’água), caixas de gordura e de esgoto. Como o gás liquefeito de petróleo (GLP) é mais pesado que o ar, existe o risco de ele acumular nas tubulações. 

 

Imagine o estrago que uma bituca de cigarro acesa poderia fazer se caísse em um cano cheio de gás.

 

imagem - Medo na hora de trocar o gás? Aprenda com a gente!

 

Como trocar o botijão de gás com segurança?

 

Mantenha o ambiente ventilado e afaste qualquer fonte de calor. Não esqueça de tirar o celular do bolso. Em seguida, siga o passo a passo.

 

Verifique se todos os botões do fogão estão desligados, pois quando o gás acaba, corre-se o risco de esquecer algum queimador aberto.

 

  • Para mover os botijões (tanto o velho quanto o novo), transporte-os na vertical, nunca rolando.
  • Leia e depois retire a etiqueta com as instruções de instalação e manuseio. Guarde-a para o caso de haver necessidade de fazer consultas futuras ou entrar em contato com a empresa responsável.
  • Remova o lacre de segurança com as mãos, pois o uso de ferramentas pode danificar a válvula. Dica: não compre botijões com o lacre violado (ou pior: sem ele).
  • Retire o regulador de pressão de gás do botijão vazio e rosqueie na válvula do cheio. Novamente, use as mãos — nada de alicates ou martelos.
  • Avalie se os componentes (mangueira, regulador de pressão de gás e braçadeiras) da instalação estão em bom estado. Se não, substitua-os por similares, devidamente certificados pelo INMETRO.
  • Faça o teste de vazamento, passando uma esponja embebida em água e sabão no encontro da válvula com o regulador de pressão. Se formarem bolhas de sabão, refaça a operação de instalação;
  • Caso o vazamento persistir, desconecte o regulador de pressão para ver se a origem do problema está na válvula. Repita o teste com a espuma.
  • Se o vazamento ainda continuar, deixe o regulador de pressão desconectado e ligue para a assistência técnica, cujo número consta na etiqueta.

 

Como proceder caso haja suspeita de vazamento?

 

Importante: nunca acenda um isqueiro ou fósforo para tentar descobrir se há vazamento. Se sentir o cheiro característico de gás (proveniente da adição de um composto à base de enxofre, já que o GLP é inodoro) ligue para os bombeiros (193).

 

Mas ao saber como trocar o botijão de gás corretamente, o risco desse tipo de situação acontecer diminui. Por isso, nunca esqueça de, ao término da instalação, passar um pouco de espuma (água e sabão) no encontro da válvula com o regulador de pressão. Se surgirem bolhas na conexão, há vazamento de gás. 

 

Fonte: Porto Seguro

 

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

 

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?