Nada mais justo do que dar um espaço especial no nosso blog ao produto que falamos todos os dias por aqui: o gás de cozinha. O GLP, também conhecido popularmente como gás de cozinha, ocupa a posição de melhor custo-benefício no mercado para gerar energia. Além da economia, o GLP possui uma grande versatilidade, e também é o preferido entre os brasileiros, com aproximadamente 95% dos lares das famílias brasileiras.

Além das casas, o gás de cozinha é utilizado no comércio, indústria, em restaurantes, hotéis, cozinhas industriais, aquecimento de piscinas e muitos outros setores.

cozinha na penha curiosidades que voce nao sabia 1 - Gás de cozinha na Penha: curiosidades que você não sabia

Está presente em todo o território nacional

Diferente do gás natural (GN), por exemplo, que é distribuído por meio de gasodutos, o GLP possui características que possibilitam que seu transporte e armazenamento seja muito mais simples. Diante disso, cidades mais remotas do Brasil podem ser abastecidas com o combustível.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o GLP abrange 100% do território brasileiro, isto é, está presente nos mais de 5.500 municípios de todo o país.

Isso faz com que a cidadania seja promovida tanto em grandes quanto em pequenas cidades, garantindo uma boa infraestrutura para o comércio e a indústria de diferentes frentes, como o agronegócio e a agropecuária; além, claro, da indústria do ramo alimentício, como restaurantes.

Chama alaranjada significa combustão incompleta

A chama de um fogão a gás deve estar sempre na cor azul. Sendo assim, se ela estiver alaranjada, é porque alguma coisa não está bem. Para que a combustão do fogo seja feita por completo, o fogão precisa fornecer a quantidade certa de combustível e que deve ser balanceada adequadamente com o oxigênio, criando, assim, o dióxido de carbono.

Quando essa mistura não acontece da forma certa, diz-se que a combustão não está completa. Isso é possível pelo fato da boca do fogão estar liberando quantidades desbalanceadas de monóxido de carbono.

Normalmente, esse efeito ocorre quando o seu gás já está acabando. E aí também indica que está chegando a hora de chamar a Rescaroli. Mas enquanto isso, vamos continuar lendo o blog.

Multiuso

Apesar da sua função na cozinha ser a mais conhecida entre as pessoas, o GLP não pode ser relacionado a apenas isso. Na verdade, o combustível possui outras utilidades muito importantes.

Desde o uso em hotéis, para o preparo de refeições ou aquecimento de água do banheiro, até o uso para o agronegócio, no combate de pragas, o uso do GLP pode ainda passar pela fabricação de baterias automotivas. Sabia disso?

Diante desses exemplos, é possível verificar a grande versatilidade que o gás possui, certo? O Foguinho arrasa mesmo! Nós sabemos!

O gás não tem cheiro

É isso mesmo que você leu! O Gás de cozinha não possui cheiro nenhum. O cheiro que sentimos é um aditivo chamado mercaptano, um derivado do enxofre que é, propositalmente, adicionado à sua composição para que fique com aquele cheiro. E o motivo de isso acontecer é pela segurança, para que as pessoas possam rapidamente identificar eventuais vazamentos.

Tudo começou com um Zeppelin

Em 1937, um Zeppelin sofreu um acidente muito grave nos Estados Unidos. Com isso, muitas pessoas passaram a ter receio de se locomover com o dirigível, o que fez com que uma base desses veículos ficasse inativa no Rio de Janeiro – e o pior: carregando um grande estoque de propano, combustível utilizado nos motores.

Pensando em uma forma de colocar esse propano na ativa novamente, Ernesto Igel, um imigrante austríaco, resolveu envasar o gás e vendê-lo de casa em casa a fim de ser utilizado nos fogões.

Desde então, a prática é realizada constantemente por intermédio de empresas especializadas na distribuição de GLP, como o Rescaroli.

Os fogões a gás no Brasil

Os primeiros fogões no Brasil foram produzidos na década de 40, pois os únicos que existiam até então, eram os que vinham de outros países.

As tubulações de gás, no entanto, eram restritas aos bairros mais centrais das grandes cidades. Para a população que ficava fora desses núcleos, as opções para cozinhar ou esquentar a água eram em geral, lenha, carvão ou querosene.

No período da Segunda Guerra Mundial, o comércio se torna problemático, mas o fornecimento do GLP é assegurado aos clientes.

No dia 3 de outubro de 1953, no governo Vargas, a Petrobras é constituída através da Lei nº 2204. A partir disso, dá-se início à produção de GLP e de fogões para uso com o GLP. Desde então, começaram a surgir outras companhias no ramo, ampliando até os dias atuais.

Gostou de saber mais sobre as curiosidades do gás de cozinha? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Baixe agora mesmo o aplicativo da Rescaroli e aproveite os melhores preços do gás de cozinha, além de uma entrega e instalação grátis, segura e rápida.

Referência: https://bityli.com/YMmgPMNh

Gás LP para casa ou empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Possuímos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli!

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?