Ao instalar um aquecedor a gás muitas pessoas optam pelo gás liquefeito de petróleo (GLP), utilizando o conhecido botijão de gás. Porém poucos sabem que para o correto funcionamento do equipamento, uma peça, os reguladores de gás, precisa estar dentro das especificações de instalação e principalmente, dentro do prazo de validade – que é de cinco anos, a partir da instalação.
Os reguladores de gás, conhecido popularmente como “relógio de gás”, quando fora do prazo de validade oferece além do risco físico, já que abre brecha para eventuais vazamentos, também oferece o “risco financeiro”, já que possíveis problemas podem implicar em um aumento considerável no consumo de gás.
Para entender a importância dos reguladores de gás na segurança dos consumidores é imprescindível conhecer o seu correto funcionamento. Segundo José Carlos Cavalin Neto, sócio-proprietário da Ozai Sistemas de Aquecimento e Climatização, quando o GLP é colocado sobre alta pressão no botijão parte dele assume seu estado líquido e toda vez que o aquecedor é acionado o gás volta a seu estado original ocupando o espaço liberado dentro do botijão. “Neste processo, os reguladores de gás são fundamentais para garantir a redução da pressão do gás e possibilitar que o aparelho funcione corretamente, com uma chama azul e uniforme”, explica Cavalin.
Cavalin ainda explica que todos os reguladores de gás devem estar em conformidade com as especificações do Inmetro e que sua troca ou instalação deve ser sempre feita por profissionais qualificados. “Ao tentar instalar os reguladores de gás sem o técnico especializado a chance de ocorrer uma falha no procedimento é infinitamente maior, o que aumenta o risco, principalmente de vazamentos e mau funcionamento do aquecedor”, afirma.
A orientação é a de realizar a manutenção dos aquecedores a gás sempre que o prazo recomendado estiver para expirar. Neste caso, o técnico fará a verificação de todos os itens correspondentes à instalação do aparelho, assim como verificará se a pressão do gás está correta, identificando problemas nos reguladores de gás antes que eles ofereçam riscos reais.
O consumidor também deve estar atento ao prazo de validade de seus reguladores de gás e solicitar a troca ao técnico especializado, caso seja necessário. Ao alugar um apartamento ou residência que possua aquecedor a gás movido a GLP é importante também agendar uma revisão do aparelho para evitar possíveis problemas futuros.
Referência: https://bityli.com/7TNqn
Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina
O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescarolli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.
Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.