A utilização do GLP (gás liquefeito de petróleo) é amplamente utilizado em residências, comércios, condomínios, entre outros. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados pois, um pequeno vazamento pode ser muito perigoso para o imóvel, moradores e até vizinhança. Nós separamos algumas dicas de segurança, confira!
O botijão precisa estar em perfeito estado para ser utilizado sem riscos de acidentes. Antes de comprar é imprescindível verificar, por exemplo, se não há sinais de ferrugem nem amassados e se o lacre de segurança está intacto. São simples atitudes que podem evitar problemas.
1- Gás e produtos inflamáveis não combinam
Parece uma dica óbvia, mas é muito importante sempre ressaltá-la. Nunca posicione seu produto perto de armários ou prateleiras que guardem itens inflamáveis (querosene, álcool, removedor, inseticidas, aerossóis, alvejantes, entre outros). Em caso de vazamento, eles podem entrar em contato com o gás e causar explosões.
2- Sempre faça o teste de vazamento
Simples e fácil, o teste ajuda a detectar precocemente qualquer vazamento logo na instalação ou troca do gás. Ao conectar o regulador de pressão, basta passar bastante espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do recipiente. Se aparecerem bolhas, significa que existe vazamento.
Ocorrendo isto, o regulador deve ser desconectado e o procedimento repetido. Caso as bolhas persistam, solicite a imediata troca do produto.
3- Compre apenas produtos confiáveis
A marca da distribuidora, a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o prazo de validade devem estar especificados no corpo do botijão de gás, em seu regulador de pressão e sua mangueira. Recuse botijões sem o lacre da distribuidora na válvula, muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.
4- Ao perceber vazamento, areje o local
Ao perceber o vazamento de gás, feche o registro imediatamente. Em seguida abra as portas e janelas para o ar circular. Caso a luz esteja apagada, não acenda, pois pode ocasionar uma explosão.
5- Nunca faça “extensões” na mangueira de gás
Jamais modifique a mangueira de gás, cortando ou juntando duas ou várias delas. O ideal é que você posicione seu botijão a uma distância razoável e que não estique demais a mangueira original, que deve ter no máximo 80 centímetros de comprimento. Sempre faça o cálculo do espaço antes de instalar.
6- Atenção aos prazos de validade
Uma mangueira vencida é um verdadeiro perigo e pode apresentar problemas como o acúmulo de sujeira ou ficar ressecada, provocando o vazamento do gás no encaixe do fogão ou do botijão de gás. Recomenda-se que elas sejam trocadas a cada cinco anos no máximo, garantindo a integridade e a segurança da peça.
Fonte: Estadão, Bem Paraná
Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina
O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.
Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.