No último artigo vimos sobre as soluções em fornecimento de Gás LP para padarias e restaurantes. Agora começaremos a ver algumas receitas clássicas para o Natal, e a primeira será a de Tênder.
Alguns pratos são tão marcados pela tradição que só são saboreados em datas específicas. Caso do tênder, indispensável tanto na ceia de Natal quanto na de Ano-Novo. O pernil de porco curado e defumado está tão ligado às nossas festas de fim de ano que também quase não lembramos de outro detalhe sobre ele: é uma receita que não tinha nada a ver com o Brasil e só se tornou uma “tradição” à mesa depois da segunda metade do século 20. O prato foi inventado nos Estados Unidos, onde é chamado de “glazed ham” (presunto glaceado) e trazido ao País pelo frigorífico Wilson, que hoje já não existe mais. O nome vem dos dizeres “tender made”, à época impressos em embalagem de papel, que em português significam “feito com carinho”.
O nome inglês já indica que o tênder faz parte da grande família dos presuntos, criada há milênios, pela necessidade de preservar pedaços de carne de porco – mais especificamente um bom pernil suíno. Desse preparo, o registro mais antigo de que se tem conta é o feito pelo político romano Catão, o Velho, na obra De Agri Cultura, de 160 a.C. As técnicas para se obter um presunto variam: uns são apenas salgados e deixados para secar (como o presunto cru espanhol), outros podem ser curados em salmoura por dias e, depois, defumados e/ou cozidos.
Essa última técnica é exatamente a usada no glazed ham ou no tênder brasileiro (que, por sinal, só tem esse nome aqui). Só que as versões feitas em grande escala precisam ser preparadas rapidamente – para isso, uma máquina injeta uma mistura de água, sal e açúcar nos pedaços de pernil, a fim de acelerar o processo.
É interessante saber que a carne suína contém vitaminas do complexo B, principalmente B12, importante para o metabolismo normal de todas as células, medula óssea e tecido nervoso. Como também contém ferro, zinco, potássio e vitamina A.
Vamos agora aprender a preparar essa maravilhosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.
Receita de Tênder ao Molho Picante
Ingredientes
- 1 tender
- 2 colheres de sopa de cravo-da-índia
- 1/2 xícara de chá de mostarda
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 xícaras de chá de vinho branco
- 1 colher de sopa de shoyu
- ¼ de gengibre
- 1 colher de chá de margarina
- 1 colher de chá de farinha de trigo
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura média (200ºC). Em uma assadeira, acomode o tender e faça riscos em forma de losango em sua superfície, espetando um cravo em cada cruzamento. Faça uma pasta com a mostarda e o açúcar e passe pela superfície da carne. Regue com o vinho branco. Faça uma pasta com a margarina e a farinha de trigo e reserve.
Cubra com papel alumínio e leve para assar por aproximadamente 1 hora. Retire o papel alumínio e doure por mais 45 minutos, regando de vez em quando com o caldo da assadeira. Transfira o tender para uma travessa e reserve.
Leve ao fogo o caldo do cozimento e adicione 1 xícara (chá) de água, o molho de soja, o sumo do gengibre e a pasta da margarina com farinha de trigo. Ferva até obter um molho homogêneo, coe e transfira para uma molheira.
Sirva o tender com o molho.
Rendimento
150 g por porção.
Fonte: Grupo Natural da Terra e Revista Menu
Gás para Cozinha em Itajaí / Santa Catarina
O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.
Não fique na dúvida, gás para Cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.