Na última matéria vimos a história e a receita da quiche, também conhecida como quiche lorraine. Hoje mostraremos a receita do cannelloni de frango com molho.
A dica de hoje é para os cozinheiros de final de semana, que buscam inovar, mas não querem arriscar em cima da hora sem ter certeza de que a empreitada vai dar certo.
Vamos fazer cannelloni (ou canelone), uma massa típica italiana, de formato cilíndrico, que se serve recheada. Para facilitar a sua vida, a receita de hoje terá como base a massa pré-cozida para a lasanha, um truque muito comum nas cozinhas brasileiras que, além de prático, deixa os pratos super gostosos.
“O nome se origina de cano ou canudo, como era de se esperar pelo formato da coisa e existe na Itália desde dois mil anos atrás. Nessa época, existia já a panqueca e também o laganum, que deu origem à nossa maravilhosa lasanha. O canelone foi inspirado no escorrimento das águas nos aquedutos romanos.” (Lyly na cozinha)
Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento.
Receita de Cannelloni de Frango com Molho
Ingredientes
- 10 folhas de lasanha pré-cozidas partidas ao meio
- 250g de frango (qualquer corte) desfiado
- 10 fatias de queijo muçarela
- 200g de milho cozido
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- Sal e temperos a gosto
Modo de Preparo
Tempere e cozinhe o frango. Desfie e misture com o milho. Reserve.
Para a montagem, retire o plástico de cada folha. Por cima de cada massa, adicione uma fatia de queijo e uma colher de sopa (bem cheia) do recheio. Enrole a massa, apertando o recheio para não vazar, até fechar o cannelloni. Reserve.
Para o molho, utilize um pouco da água de cozimento do frango (ou água fervente), o extrato de tomate, o óleo de oliva, os temperos e o que sobrar do recheio. Para engrossar mais rápido, adicione maizena ou farinha de trigo.
Unte uma assadeira com azeite e cubra o seu fundo com um pouco do caldo do molho. Distribua os cannelloni no refratário e, por cima, cubra com o molho.
Asse por cerca de 30 minutos (220°C).
Sirva quente!
Mais fácil que isso, impossível! Caso você já tenha o frango pronto (sobra de outros pratos), o tempo de preparo cai bastante. Quanto à massa, você pode guardar o que sobrar para outra receita (lembre-se que, depois de aberta, o tempo de conservação da massa diminui). Também dá para aumentar o molho e fazer mais cannelloni. Um pacote comum de massa rende até 20 unidades. Na receita de hoje, foram 10 cannelloni, o que é suficiente para 5 pessoas (2 para cada). Se você preferir, dá para trocar o recheio por outras carnes ou legumes. Só não vale deixar o queijo e um bom molho de fora, pois eles dão um sabor super gostoso, além de que o caldo e a gordura potencializam o cozimento da massa, sem que ela fique seca.
Além do prato ser muito saboroso, também é leve. Para ficar ainda menos calórico, dá para trocar o muçarela por uma ricota ou queijo cottage, que também ficam bem gostosos, só menos cremosos e derretidos.
Fonte: Panela de Pau
Gás para Cozinha em Camboriú / Santa Catarina
O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.
Não fique na dúvida, gás de cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.