A indústria petrolífera é uma das maiores propulsoras da economia mundial e o petróleo é uma das fontes de energia mais importantes do mundo, sendo capaz de gerar diversos subprodutos bastante utilizados pela sociedade.
Mas afinal, o que é o petróleo?
Petróleo é uma mistura fluida de hidrocarbonetos líquidos e gasosos, elementos químicos inorgânicos e impurezas físicas. Embora imagens mostrem que todo petróleo bruto é preto, não é incomum ver o óleo marrom-escuro ou com tons de amarelo, vermelho e até mesmo verde com base em sua composição química.
A composição do petróleo, na verdade, varia tão amplamente que um dos padrões de classificação de petróleo bruto mais usados é por área de produção. Dois outros sistemas de classificação importantes dependem da densidade (leve ou pesada) ou do teor de enxofre (doce ou ácido).
De onde vem o petróleo?
O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons.
As bactérias em ambientes com baixo teor de oxigênio realizam a atividade de decomposição que acaba por se acumular em camadas do subsolo que se encontram em bacias sedimentares, no assoalho oceânico, no fundo dos mares ou de lagos e sob condições específicas de pressão.
Ao longo dos anos, esses depósitos sofrem diversas modificações até se transformarem no que corresponde à substância oleosa, o petróleo.
Funciona assim: uma grande quantidade de matéria orgânica acaba em uma área confinada, essa matéria fica soterrada sob os sedimentos e “afunda” na crosta.
Submetida a pressões extremas e altas temperaturas, essa matéria se transforma em querogênio, uma substância parecida com cera. Se a quantidade certa de pressão e calor for mantida no querogênio, ele será posteriormente transformado em hidrocarbonetos fluidos.
Esses novos hidrocarbonetos, por serem fluidos e menos densos, são bombeados pelo peso das rochas que os pressionam, até atingirem uma rocha pela qual não podem passar e, assim, formam um depósito.
Para que serve o petróleo?
O petróleo, fonte de energia essencial para manutenção da sociedade, é utilizado também como matéria-prima, segundo a DNPM, para a fabricação de plásticos, borrachas sintéticas, tintas, solventes, produtos cosméticos, entre outros.
Os derivados do petróleo são obtidos a partir do que chamam de refino. O petróleo não sai dos reservatórios prontos para serem comercializados, precisando, então, passar por um processo de melhoramento a fim de atender às especificações do mercado.
O refino é feito por meio de processos químicos, como o craqueamento, reforma, alquilação, hidrotratamento, entre outros. Segundo a ANP, podem ser obtidos a partir do petróleo:
- Gás de petróleo: usado para aquecimento e na indústria;
- Gás liquefeito de petróleo: usado na cozinha;
- Nafta: matéria-prima para a indústria petroquímica e também transformado em gasolina;
- Gasolina: utilizada como combustível;
- Querosene: usado como combustível para turbinas a jato;
- Óleo diesel: usado especialmente em transporte rodoviário, aquaviário e também nas termoelétricas;
- Óleo combustível: utilizado como fonte de calor na indústria;
- Resíduos: são produtos utilizados como material para fabricar outros produtos (coque, asfalto, ceras).
Fonte: CPGZ, Brasil Escola
Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina
O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.
Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.