Outrora aprendemos tudo sobre o cheiro do Gás LP de cozinha. Agora veremos como preparar os famosos e clássicos Churros da Dona Florinda, da série de televisão Chaves.
Mais do que se divertir com o Seu Madruga vendendo os famosos churros da Dona Florinda, é tentar adivinhar o sabor deles. Mas agora, os seus problemas acabaram, pois iremos de ensinar passo a passo.
A Origem dos Churros
De acordo com o artigo Sabor e Saber, publicado pela PUC-SP,
“O churro é uma iguaria que existe há muitos séculos. Sua origem é incerta. Alguns dizem que foram os portugueses que trouxeram a receita, quando voltavam da China na época da dinastia Ming. Outros dizem que foram os árabes que a trouxeram, quando invadiram a península ibérica. Outros ainda, afirmam que foram os pastores espanhóis que inventaram a receita, porque era fácil de fazer no alto das montanhas onde eles não conseguiam obter pão fresquinho e outros produtos de padaria. Qualquer que seja sua origem, o churro, agora, é considerado tipicamente espanhol.”
Tem-se, portanto, o churro como um alimento de origem espanhola que se tornou muito popular nos países latino americanos, como o México, Argentina, Uruguai e Brasil.
Em 1963, os churros já marcavam presença em solos brasileiros e foi em São Paulo que este alimento ganhou popularidade, principalmente, a partir de 1974, com a chegada da A CASA DO CHURRO, na Avenida São João, centro da capital. O estabelecimento era da família Farre Martinez, de origem espanhola e foi um dos principais difusores dos churros no Brasil.
De acordo com o artigo “A casa do churro: Doce sucesso”,
“O churro em roda era comercializado em pedaços e logo se tornou bastante popular. Foi nesta ocasião que, com a sugestão de muitos clientes, floresceu a ideia de se rechear o produto com algum tipo de doce. Nascera, então, o primeiro churro recheado com doce de leite. A aceitação foi tão grande que, logo em seguida, surgiram outros recheios e outros formatos de churros. O produto com recheio, genuinamente brasileiro, ganhou espaço garantido em parques, exposições e feiras.”
Essa característica de rechear os churros é tão brasileira, que se notarmos os churros da Dona Florinda veremos que não chocolate e nem doce leite, e sim apenas a massa com açúcar e canela.
Nos dias de hoje, é muito comum ver barraquinhas de churros nas ruas, próximas às escolas, em festas de aniversários, festas de São João e em eventos dos mais variados tipos. Sem dúvida, é um alimento espanhol que caiu no gosto dos brasileiros e já tem seu espaço garantido por aqui.
Vamos agora aprender a preparar essa maravilhosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.
Ingredientes
- 1 copo de 200ml de água
- 4 colheres (sopa) de gordura vegetal rasas
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
Modo de Preparo
- Reserve farinha, os ovos e a gordura.
- Leve os outros ingredientes ao fogo médio até ferver.
- Acrescente a farinha e mexa.
- Por último, inclua os ovos e mexa em fogo baixo, até que a massa fique consistente.
- Deixe esfriar.
- Coloque a massa em um saco de confeiteiro e aperte para que saia no tamanho que quiser, em uma panela com o óleo quente.
- Frite, retire e deixe escorrer em um prato com papel toalha.
- Passe no açúcar e na canela. Se quiser, confeite com doce de leite ou alguma outra cobertura.
Gás para Cozinha em Itajaí / Santa Catarina
O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.
Não fique na dúvida, gás para Cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.