Recentemente vimos como fazer mais uma receita típica brasileira, o pastel de feira. Agora, começaremos a ver receitas que são típicas dessa época do ano, as receitas de festas juninas. Começaremos vendo como preparar a deliciosa canjica.
Prato tradicional, indispensável e típico das festas juninas do nordeste, a canjica é uma deliciosa iguaria cada vez mais apreciada pelos brasileiros. Também conhecida como “curau”, “canjiquinha” e “papa de milho”, sua origem é um enigma para os apaixonados por esse saboroso manjar.
Não se sabe ao certo como a canjica chegou à culinária brasileira. Se ela é originária da África, Ásia ou se é genuinamente nacional. Nessa história não desvendada, até o seu nome é uma controvérsia. Pudim de canjica Alguns “peritos” da área afirmam que a canjica é um prato de procedência nativa, sendo na verdade uma deliciosa herança dos índios Tupinambás, que habitavam o litoral brasileiro na época em que os portugueses aqui chegaram, no século XVI.
No entanto, para alguns estudiosos da língua portuguesa, o termo canjica não é indígena, mas sim africano. O dicionarista Nei Lopes, por exemplo, vê na palavra uma metamorfose de “Kanzika”, que significa “papa grossa de milho cozido” no dialeto quicongo, falado no Congo e Angola. Há ainda estudiosos que afirmam que a canjica é indiana e que seu nome tem origem no termo canja. Esse termo seria uma variação de Kanji, que na língua malaia (falada no sudoeste da Índia) significa “arroz com água”.
E assim, com a intensa presença portuguesa no país a partir do século XVI, a substituição do arroz pelo milho, e da água pelo leite de coco, a canjica teria se tornado brasileiríssima. Seja qual for a sua origem, a canjica já é um patrimônio da culinária brasileira.
Informações Nutricionais
Apesar de ser uma sobremesa e, como qualquer outro doce, parecer não ser saudável, a canjica surpreende quanto às vitaminas oferecidas. Quem consome esse alimento pode encontrar, em cada 100 gramas, proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 e também uma quantidade satisfatória de ácido fólico, extremamente importante na formação de outras células do corpo humano.
Propriedades Medicinais
Além de muito saborosa, a canjica possui algumas propriedades que colaboram com o funcionamento do organismo. A fibra presente no grão é muito poderosa para combater prisão de ventre e facilitar a digestão. E como se não bastassem todos os esses benefícios, o tipo de gordura presente nela é bom para o colesterol e diminui também o risco de doenças cardiovasculares. No entanto, na hora de preparar a canjica, é preciso cuidar para não exagerar em outros ingredientes que podem comprometer a saúde, como o açúcar.
Agora vamos aprender a preparar essa deliciosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento.
Receita de Canjica
Ingredientes
- 500 gramas de canjica
- 1,5 litro de Água
- 1 pau de canela
- 1 lata de leite condensado
- 750 leite
- 200 gramas de creme de amendoim (um pote)
- 1 xícara (chá) de amendoim tostado e moído
Modo de Preparo
- Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro.
- Escorra a canjica, coloque na panela de pressão, acrescente a água e a canela.
- Feche a panela e cozinhe durante 45 minutos no fogo brando (160 ºC) após o início da pressão.
- Deixe sair a pressão, abra a panela e acrescente o leite condensado e metade do leite.
- No liquidificador, bata o restante do leite com o creme de amendoim e misture à canjica.
- Deixe cozinhar até ferver e ficar cremosa.
- Coloque em um refratário e por cima distribua o amendoim picado.
- Sirva quente ou fria.
Fonte: Vapza e M de Mulher
Gás para Cozinha em Camboriú / Santa Catarina
O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.
Não fique na dúvida, gás de cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.