Recentemente vimos os últimos aumentos no preço do gás feitos pela Petrobras. Dessa vez, veremos uma receita clássica para o Natal, o Panetone.

De tão tradicional no Brasil, o panetone parece ter sido inventado aqui mesmo. Mas não foi. O pão amplamente consumido no Natal foi criado em Milão, na Itália, graças ao “erro” de um padeiro. A lenda em torno de sua criação remonta ao ano 900 e diz que o humilde assistente de padeiro Toni, após ter trabalhado horas a fio na véspera de Natal, precisava ainda assar mais uma fornada de pães e preparar uma torta para seu chefe. De tão exausto que estava, confundiu-se e colocou as uvas passas da torta na massa de pão. Desesperado, tentou salvar a situação jogando frutas cristalizadas, manteiga, ovos e os demais ingredientes do recheio que seriam usados originalmente na torta.

Toni assou a mistura e entregou para o patrão. O que o assistente não esperava era que sua criação fizesse sucesso durante a ceia de Natal de seu chefe, que, além de elogiá-lo, decidiu homenageá-lo e dar o nome à massa de “pane di Toni” (“Pão do Toni”, na tradução do italiano). Com o passar do tempo, o bolo começou a ser chamado de panetone. Como toda boa lenda, a origem do panetone possui várias versões, mas todas elas têm Toni como denominador comum. A chegada dos imigrantes italianos no Brasil após a Segunda Guerra Mundial trouxe o panetone para o país. A Bauducco diz que o fundador na empresa, o italiano Carlo Bauducco, começou a vender o produto aqui a partir de 1948.

A confecção do panetone clássico na Itália é tão levada a sério que em 2005 passaram a ser especificados por lei os ingredientes e os percentuais mínimos que devem ser utilizados para que o bolo possa ser classificado como panetone. Em entrevista à ANSA, a Bauli, umas das mais tradicionais empresas no ramo de panetones na Itália, explicou que o decreto determina que sejam utilizados “farinha, sal, açúcar, ovos, nata e frutas cristalizadas, cuja quantidade não pode ser inferior a 20%”.

Panetone Sem frutas

Na Itália, além do panetone, o pandoro também disputa a preferência no paladar italiano durante o Natal. Essa variação, criada em Verona, é similar ao panetone, mas não leva frutas. No entanto, apesar de serem ambos tradicionais, o panetone acaba sendo o mais procurado.

Hoje em dia já podemos encontrar os panetones de doce de leite, chocolate, trufado, que fogem do tradicional, mas que são muito saborosos.

Vamos agora aprender a preparar essa maravilhosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Receita de Panetone Caseiro

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo peneirada
  • 3 ovos (grandes)
  • 1 copo (americano) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 250 ml de leite morno
  • 50 g de fermento biológico
  • 300 g de frutas cristalizadas (ou cubos de chocolate)
  • 250 g de uva passa (de preferência sem sementes)
  • 20 ml de essência de panetone (opcional)
  • Raspas de 1 limão

Modo de Preparo

  1. Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga (ou margarina), o leite, o fermento e a essência, por aproximadamente 30 segundos.
  2. Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro e acrescente os ingredientes batidos.
  3. Amasse bem até que a massa se solte das mãos.
  4. Em seguida, adicione as frutas, uvas passas e raspas do limão.
  5. Distribua a massa em formas para pudim com furo central, untadas com margarina, até a metade da assadeira.
  6. Deixe crescer até dobrar de volume.
  7. Faça um corte em x em cima da massa, pincele gemas batidas e leve para assar até dourar.

Fonte: comidasebebidas.uol.com.br e Tudo Gostoso

Gás para Cozinha em Balneário Camboriú / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás para Cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?