Recentemente vimos as soluções em fornecimento de Gás LP para indústrias. Dessa vez aprenderemos a fazer o tradicional biscoito decorado de Natal.

Os biscoitos decorados de natal fazem parte de uma tradição que chegou pouco a pouco no Brasil. Eles fazem parte de uma cena forte em outros países, sendo praticamente sinônimo do natal, tanto quanto Papai Noel, a árvore de natal, as renas e os tão adorados presentes. Mas como a gente ama ampliar nossa cultura e principalmente comer coisas deliciosas, fomos em busca de uma receita que seja simples e deliciosa ao mesmo tempo.

São as especiarias que fazem os biscoitos de natal terem um sabor tão especial, então, embora a receita seja simples é importante colocar esses ingredientes em quantidades bem certinhas e se certificar que são novinhos e de boa qualidade. É normal esquecermos os temperos que não usamos sempre lá no fundo do armário e quando vamos conferir eles já estão mofados e sem cheiro nenhum. Vamos caprichar e comprar novas especiarias, de ótima qualidade para que os biscoitos fiquem do jeito que a gente espera: maravilhosos!

Vamos agora aprender a preparar essa maravilhosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Antes de colocar a mão na massa, avisamos que o post vai se dividir em algumas partes. Primeiro uma receita básica, depois vamos falar sobre a forma de confeitar os biscoitos para que a aparência fique tão incrível quanto o sabor. Lembrando que os biscoitos, lá na sua origem americana, podem ser usados como enfeites da árvore de natal.

Receita de Biscoito de Natal

Essa receita serve para 36 biscoitinhos natalinos e é uma boa quantidade para começar o seu estoque. Ela leva vinte minutinhos para fazer, o cozimento é em quinze, mas ela fica três horas e quarenta e cinco minutos descansando. Siga exatamente o passo a passo da receita respeitando as horas que ela precisa de geladeira. É uma massa sensível que não pode ser comparada a outras.

receitas natal e ano novo biscoitos decorados de natal ingredientes - Receitas de Natal e Ano Novo - Biscoitos Decorados de Natal

Ingredientes

  • 250 g de manteiga amolecida
  • 500 g de farinha de trigo
  • 250 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 1/2 colher (chá) de canela em pó
  • 1/2 colher (chá) de cravo em pó
  • 1/4 de colher (chá) de noz-moscada em pó
  • 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 gema de ovo

Modo de Preparo

  1. Misture a farinha, a manteiga, o açúcar, os ovos e os temperos em uma tigela. Misture com os dedos e forme uma bola.
  2. Coloque a massa na geladeira e deixe descansar por pelo menos 3 horas.
  3. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  4. Retire a massa da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente por 45 minutos.
  5. Abra a massa e corte com o cortador de biscoitos de sua escolha.
  6. Transfira os biscoitos para uma assadeira. Pincele os biscoitos com a gema de ovo batida. Asse no forno por aproximadamente 15 minutos.

Como Confeitar os Biscoitos Decorados de Natal

Para a decoração dos biscoitinhos você vai precisar dos seguintes ingredientes:

150g de glacê real (Esse é um pó branco que é comprado em lojas de confeitaria, especializadas)

Receita de Glacê Caseiro

Se não encontrar o glacê real pronto, prepare em casa sem problemas. Anote o que vai ser preciso para fazer e como preparar:

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Como Fazer a Mistura do Glacê

O primeiro passo será misturar o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha, para conseguir uma mistura suave e espessa.

  • Corantes alimentícios de sua preferência (dê preferência aos corantes em gel)
  • Sacos de confeitar
  • Bicos de confeitar tipo perlê n° 3 ou 4

O ideal para essa quantidade de glacê é fazer até 4 cores: a branca e mais três cores, no máximo. Ao fazer muitas cores algumas irão ressecar e não dá tempo de ação. A não ser que você tenha muitos ajudantes aí na sua cozinha, mas a dica geral são mesmo quatro cores. Você vê nas imagens que com quatro delas dá para decorar muito bem vários temas natalinos.

No caso do glacê pronto, em pó que comentei antes da receita, prepare de acordo com as instruções da embalagem. Geralmente, acrescentam-se somente algumas colheres de sopa de água batendo sempre em velocidade máxima da batedeira, durante 9 minutos. O glacê vira um creme branco e dobra de volume.

Divida o glacê nas quantidades de cores desejadas em pequenos potinhos. A cada uma, coloque um pouco do corante que quiser com a ajuda de um palito de madeira e vá mexendo com uma colher de sopa até fica homogêneo. Ajuste a quantidade de corante de acordo com a tonalidade desejada.

Depois dessa etapa começa a arte, coloque cada uma das cores no saco de confeitar com o bico que tiver a ver com o seu temperamento do dia. Bicos largos, tradicionais ou de escrever!

Não se esqueça de agilizar bem essa parte, treine antes, por que o nosso amigo glacê resseca rápido em contato com o ar. Para aumentar o tempo de ação antes de ressecar tenho uma dica, ao fazer as porções coloridas não abandone as demais, deixe-as cobertas com um pano umedecido para evitar o ressecamento rápido, assim você ganha mais tempo.

receitas natal e ano novo biscoitos decorados de natal ponto fluído do glace - Receitas de Natal e Ano Novo - Biscoitos Decorados de Natal

Como Acertar o Ponto do Glacê

Para fazer o contorno dos biscoitos o glacê deve ficar mais firme e para preenchimento do biscoito, ele deve ficar mais fluído. Veja nas fotos abaixo a diferença:

Firme: usado para fazer o contorno dos biscoitos.

Fluido: usado para preencher os biscoitos.

Decoração de Biscoitos de Natal

Essa é a melhor parte: A decoração! Você deve decorar os biscoitos como mais gostar, combinando glacês de diversas cores para fazer desenhos com motivos natalinos.

O que você quiser “grudar” no biscoito, como por exemplo, bolinhas coloridas, confeitos comestíveis, laços comestíveis ou alguma outra coisa que viu nas fotos do post e queira tentar, não se esqueça de colar antes do glacê secar porque depois não dá.

Por último, deverá deixar secar o glacê durante pelo menos 1 hora para endurecer.

Polvilhe açúcar cristal sobre o glacê, retirando o excesso. Aguarde 12 horas e veja como o biscoito ficou parecendo neve.

receitas natal e ano novo biscoitos decorados de natal passo a passo decoracao - Receitas de Natal e Ano Novo - Biscoitos Decorados de Natal

receitas natal e ano novo biscoitos decorados de natal passo a passo decoracao 3 - Receitas de Natal e Ano Novo - Biscoitos Decorados de Natal

receitas natal e ano novo biscoitos decorados de natal passo a passo decoracao 2 - Receitas de Natal e Ano Novo - Biscoitos Decorados de Natal

Fonte: Muito Chique

Gás para Cozinha em Navegantes / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás para Cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?