Na última matéria mostramos como preparar uma deliciosa carne de sol com pirão de queijo coalho. Agora veremos como fazer mais uma receita típica brasileira, o pastel de feira.

Quem é que não gosta de pastel? Difícil essa resposta, pois trata-se de uma iguaria que pode ter muitas variações no modo como é feito, agradando a todos. Pode ter variados recheios, variadas massas, pode ser frito ou assado, doce ou salgado. É por isso que o pastel já faz parte das tradições da gastronomia brasileira.

O pastel é saborosíssimo e já detonou a dieta de muita gente que não resiste a essa delícia que pode ser encontrada em feiras, bares, restaurantes… e que pode ser prato principal ou acompanhamento. Ele é uma iguaria democrática, servido em qualquer lugar e apreciado por todas as classes sociais.

Mas você sabe como surgiu o pastel, sabe a história desse alimento tão apreciado por nós, brasileiros? Na verdade, existem várias versões de sua origem: a chinesa, a japonesa e a europeia… vamos a elas?

Origem Europeia

Uma das versões diz que o pastel é originário da Europa. Segundo essa versão, na Idade Média havia muitas receitas de massas recheadas, que eram feitas no forno e que se assemelhavam aos nossos deliciosos pastéis. Com o passar do tempo, na época da Idade Média ainda, na Península Ibérica, o pastel passou a ser frito.

Existe, no entanto, uma versão de que o pastel brasileiro teria sido introduzido no país pelos europeus no período da colonização. Existem diversas preparações, desde o século 17, de massas que podem ser fritas e recheadas, mas não podemos afirmar categoricamente que se trata da mesma coisa. Na verdade, as pastelarias são docerias em Portugal.

Porém, de acordo com estudiosos sobre o assunto, o pastel é uma iguaria recente e seu formato atual surgiu nos primeiros anos do século 20.

Origem Japonesa

Existem duas vertentes que apontam a origem do pastel como sendo da Ásia. Uma delas atribui ao gyosa japonês o título de preconizador da iguaria muito apreciada no Brasil, o famoso pastel de feira.

Conta-se que, durante a Segunda Guerra Mundial, havia um preconceito muito grande com os japoneses, devido à aliança com os nazistas. Para driblar a situação, os imigrantes se fizeram passar por chineses e abriram diversas pastelarias, tornando o pastel mais popular e dando um toque japonês à iguaria.

Origem Chinesa

A outra vertente dá todos os créditos à China, que atribui ao rolinho primavera como o preconizador chinês. A discussão, na verdade, é o que inspirou o pastel apreciado aqui no Brasil, mas sobre isso ainda não há um consenso.

Na verdade, a imigração chinesa é que trouxe o pastel chinês para o Brasil. Eles adaptaram suas receitas ao que havia de matéria-prima aqui e deram um paladar brasileiro à receita. Por exemplo, eles substituíram a carne de porco pela bovina e passaram a fritá-los em vez de levá-los ao forno.

O que se sabe é que independentemente de onde o delicioso pastel tenha vindo, já se tornou um prato típico, muito comum nas feiras livres brasileiras e já se expandiu por diversos restaurantes, que dão um toque mais sofisticado à receita.

O pastel já ganhou vários tipos de recheios, não se limitando apenas ao de carne, queijo e frango. Hoje podemos encontrar pastéis doces ou salgados. Algumas variações são: geleia de amora, de queijo brie. Pastéis assados com recheio de carne e legumes também são muito apreciados.

Agora vamos aprender a preparar essa deliciosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento.

Receita de Pastel de Feira

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de água morna (ou um pouco mais)
  • 3 colheres (sopa) de óleo (de soja, milho, girassol ou algodão)
  • 1 colher (sopa) de aguardente
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • Farinha de trigo para trabalhar a massa

Modo de Preparo

  1. Coloque a farinha misturada com o sal em uma vasilha ou uma mesa e abra um buraco no meio.
  2. Nesse buraco, coloque o óleo, a aguardente e um pouco de água.
  3. Misture a água e a farinha aos poucos, cada vez pegando um pouco mais de farinha da borda do buraco.
  4. Quando a massa estiver ficando dura, coloque mais água.
  5. A massa deve ficar macia.
  6. Se estiver um pouco grudenta, não tem problema.
  7. Se estiver muito grudenta, coloque mais farinha.
  8. Se estiver dura, coloque mais água.
  9. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo, de forma que ela fique bem fina.
  10. Se não ficar fina, ela não fica crocante depois de fritar.
  11. Recheie a gosto, e feche com um garfo ou com o verso de uma faca.
  12. Frite em óleo quente (não muito) em fogo médio-alto e escorra com o auxílio de uma escumadeira, antes de deixar para secar em papel absorvente.

Rende 15 pastéis grandes (tamanho feira). Você pode colocar parte da massa antes de abrir na geladeira, embalada em um plástico ou papel filme, se quiser fazer menos pastéis.

Fonte: Taça Cheia e Tudo Gostoso

Gás para Cozinha em Navegantes / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás de cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?