Anteriormente vimos dicas para você economizar gás de cozinha. Dessa vez, mostraremos como preparar uma deliciosa carne de sol com pirão de queijo coalho.

É pouco provável que a cultura brasileira tenha herdado essa técnica de produção de grupos indígenas, pois não é hábito dessas culturas conservar alimentos em sal. Já os portugueses tinham tradição de conservar alimentos expondo-os ao sol (frutas) e salgando-os (peixes e bacalhau). Provavelmente, no litoral nordestino (onde o sal e o sol eram abundantes), nos primeiros séculos da colonização portuguesa, os pescadores passaram o processo dos peixes às carnes.

Os mais antigos registros históricos a respeito da carne de sol são do século XVII. Em viagem à Bahia, entre agosto e outubro de 1610, Pyrard de Laval registrou:

“É impossível terem-se carnes mais gordas e tenras e de melhor sabor. Verdade é que são os mais belos e os maiores bois do mundo. Salgam as carnes, cortam-nas em pedaços bastante largos, mas pouco espessos, quando muito dois dedos de espessura, se tanto. Quando estão bem salgadas, tiram-nas sem lavar, pondo-as a secar ao sol; quando bem secas, podem conservar-se por muito tempo, sem se estragar, contanto que fiquem secas (…)”

O Rio Grande do Norte e a Paraíba disputaram a iniciativa de industrialização da carne de sol no Nordeste quando, sem nome especial, já nos finais do século XVII, iam barcas de Pernambuco aos rios Assu e Mossoró carregar “carne-seca de bolas”.

Diferenças em Relação à Carne-Seca e ao Charque

É, normalmente, confundida com a carne-seca. Apesar de possuírem processos parecidos, há uma grande diferença no sabor. A carne de sol é ligeiramente salgada e, depois, colocada para secar e desidratar em local coberto e ventilado. O processo de secagem é rápido e o interior da carne fica úmido e macio. Já a carne-seca leva mais sal e é empilhada em locais secos para sua desidratação. Após a secagem da carne, ela é estendida em varal ao sol para completar sua desidratação. A carne-seca é bem mais salgada se comparada com a carne de sol.

Outro processo de desidratação bem conhecido é o charque, originário também do nordeste, mas que posteriormente, em razão da seca e da consequente diminuição dos rebanhos, teve sua produção em escala comercial deslocada para a região sul do Brasil. Embora o nordeste nunca tenha deixado de se manter firme como produtor e consumidor de charque. O processo é bem parecido com o da carne-seca. O diferencial é que leva mais sal. É portanto um equivoco muito comum, à afirmação de que o charque é típico do sul do país, pois, no sul, foi apenas onde a produção de charque em larga escala se mostrou mais viável.

Agora vamos aprender a preparar essa deliciosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento.

Receita Carne de Sol com Pirão de Queijo Coalho

Ingredientes

Carne de sol

  • 800 gramas de contra filé bovino
  • ½ xícara de sal refinado

Prato

  • 1 xícara de chá de manteiga de garrafa
  • 400 gramas de queijo de coalho
  • ½ xícara de chá de farinha de mandioca
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 1 colher de sopa de alho-poró picado
  • 3 ½ xícaras de chá de leite
  • 3 grãos de pimenta-do-reino
  • 3 grãos de coentro
  • 1 folha de louro

Modo de Preparo

Carne de Sol

Salgue bem a carne. Coloque-a sobre uma peneira ou escorredor com uma tigela embaixo. Leve à geladeira. Reserve o sal restante. A salmoura liberada irá escorrer e que a carne irá secando;

Após quatro horas, retire a carne da geladeira. Escorra a salmoura e salgue mais as partes ainda vermelhas onde o sal não pegou da primeira vez;

Retorne à geladeira por mais 24 horas para desidratar bem;

Embale a carne em um filme plástico e leve ao freezer por no mínimo sete dias.

Prato

No dia do preparo, retire a carne do freezer e deixe-a de molho na água por 30 minutos. Repita esse processo por pelo menos quatro vezes para dessalgar a carne. Vá esfregando a carne com as mãos para facilitar o processo;

Corte a carne em cubos e leve ao forno pré-aquecido a 220° por 15 minutos. Depois de assada, pincele a carne com metade da manteiga de garrafa e reserve;

Aromatize o leite com os temperos;

Coloque em uma panela a outra metade da manteiga de garrafa. Refogue a cebola e o alho-poró com a pimenta, o coentro e o louro. Acrescente o leite e espere levantar fervura;

Coe o leite e bata no liquidificador com o queijo de coalho picado;

Volte a mistura para a panela e vá colocando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre para não empelotar, até adquirir consistência de um pirão grosso;

Sirva a carne com o pirão.

Dicas

  1. Fritar a carne na manteiga de garrafa a deixa bem mais saborosa e torna o processo mais fácil do que assar;
  2. A carne também pode ser feita na churrasqueira;
  3. Você pode comprar a carne de sol já pronta e pular a etapa inicial.

Fonte: Wikipedia e Fartura Brasil

Gás para Cozinha em Navegantes / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás de cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?