Na última matéria vimos a história e a receita do Tacacá, prato típico brasileiro. Dessa vez, mostraremos como preparar um delicioso filé ao molho madeira.

O molho foi criado pelos ingleses, de pobre culinária como todos sabemos. As pessoas acham que foram os portugueses que inventaram o molho Madeira, porque eles são os produtores do vinho, o principal ingrediente. Na verdade, porém, o crédito deve ser dado aos ingleses.

Por volta de 1800, os ingleses ocuparam a ilha da Madeira e, durante o período de dominação, tudo que ali era produzido, incluindo o vinho, passou ao controle britânico. Apreciadores da bebida, eles passaram a adicioná-la em bolos, carnes e outras preparações que deram vida ao molho. Não se sabe ao certo quem criou a receita, apenas que existiu a participação do duque Henry de Gales, no século 19. De acordo com relatos históricos, ele foi um grande admirador do vinho da Madeira e um dos primeiros a relatar a sua importância para a cultura local e a gastronomia.

Até hoje o preparo do molho continua simples como nasceu, sem muitos ingredientes em sua composição: aipo, alho-poró, cenoura e algumas ervas, que eram adicionadas ao caldo de carne e cozido por algumas horas. Depois a mistura era peneirada e levada para outra panela com farinha e manteiga. O vinho entrava na receita por último, depois de usado para deglaçar a forma onde era assada a carne que acompanhava. Assim, o caldo de vinho era adicionado no molho para cozinhar até engrossar. Não demorou muito e o molho fez sucesso entre os ingleses que por muito tempo eram os únicos privilegiados a apreciar a receita — só a partir do início do século 20 ela finalmente ganhou parte do mundo.

Os franceses insistem em disputar a origem do molho. E, de acordo com parte da literatura gastronômica da França, o molho Madeira foi criado a partir da receita de um dos 5 molhos (béchamel, velouté, espanhol, tomate e hollandaise), base da culinária francesa.

Tudo bem, ponhamos essa história de lado e vamos a uma boa receita de um bom filé ao antigo e saboroso molho Madeira. Aqui vai.

Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento.

Receita de Filé ao Molho Madeira

Ingredientes

  • 6 bifes de filé mignon
  • 1 vidro pequeno de champignon fatiado em lâminas finas
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola média picadinha
  • 2 tabletes de caldo de carne
  • 1 xícara de vinho tinto seco
  • 1 colher de amido de milho

Modo de Preparo

Frite os bifes em 2 colheres de manteiga e reserve;
Em seguida refogue na manteiga a cebola, o champignon e os tabletes de carne;
Acrescente o vinho e deixe ferver por uns 10 minutos;
Em seguida dilua o amido de milho em 1/4 xícara de água e acrescente ao molho para engrossar;
Junte os bifes, deixe por 5 minutos e apague o fogo;
Sirva em seguida.

Fonte: Revista Ideias e Tudo Gostoso

Gás LP para Casa e Empresa em Brusque / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todo possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?