No último post mostramos algumas soluções em fornecimento de Gás LP para condomínios em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região. Agora aprenderemos essa deliciosa receita de Cuca Alemã.

A “Cuca” na Alemanha é chamada de Streuselkuchen, que significa “bolo de flocos”. Em alemão: Kuchen (fala-se Kuran)= “bolo”, Streusel (fala-se Stroisel)= “granulado” ou “flocos”, traduzindo Cuca de Farofa.

O bolo Kuchen (fala-se Kuran) (cuca) – é uma massa coberta por uma farofa crocante, à base de manteiga – vendida como uma tradicional e genuína receita.

Os principais ingredientes da farofa são farinha, açúcar e manteiga. Hoje, as variações, que fazem a cabeça e o estômago dos apreciadores da tradicional receita são diversas, tanto que já há até a versão salgada. A cobertura vai de uva, banana, coco, chocolate, goiabada, ao queijo, nata e as salgadas de linguiça.

A Streuselkuchen (Fala-se StroiselKuran) tem seu lugar de origem a antiga Silésia (Schlesien), seguido pela Prússia (Preußen) de onde um considerável número de alemães veio para construir vida no Sul do país.

Então, a cuca chegou ao Brasil por meio dos europeus e é, essencialmente, uma espécie de bolo-pão tradicional da Alemanha que, na região Sul do Brasil, passou a fazer parte do cardápio cotidiano desde a imigração alemã.

Importante dizer que antigamente a cuca era um prato raro que só era servido em ocasiões como Natal, Páscoa, dias nacionais, etc. Porque a matéria prima principal, farinha e açúcar, eram caros. Só mais tarde a cuca se tornou popular em toda Alemanha e sempre foi servida com as frutas da sua estação como damasco, ameixa, pêras, maçãs, cerejas, etc.

Com os Imigrantes alemães esta sobremesa típica foi reconhecida no mundo inteiro. Os fatores que alavancaram seu sucesso foram a praticidade do preparo e o custo dos ingredientes e que oferece um sabor neutro podendo combinar com qualquer fruta ou geleia da região.

Vamos agora aprender a preparar essa maravilhosa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Receita de Cuca Alemã

Ingredientes

  • 2 1/2 xicaras de farinha de trigo
  • 6 colheres de açúcar
  • 1 colher de fermento flechmann
  • 2 colheres de banha
  • Raspas de limão
  • 250 ml de leite morno
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal

Farofa

  • 1 xícara e 1/2 de farinha
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar
  • 1 colher de chá canela em pó
  • 2 colheres de banha

Modo de Preparo

Misture o fermento com 1 colher de açúcar e metade do leite e deixe levedar por 30 minutos.

Misture os outros ingredientes com o fermento e misture em uma tigela com a farinha, (a massa fica pegajosa).

Coloque em uma forma untada com auxílio de uma colher, deixe crescer, regue com a farofa e leve para assar por aproximadamente 30 minutos.

Para fazer a farofa, misture os ingredientes com as pontas dos dedos e coloque em cima da massa.

Fonte: Blog Cucas Finas e Tudo Gostoso

Gás para Cozinha em Balneário Camboriú / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás para Cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?