Anteriormente mostraremos a história e a receita do Folar da Páscoa. Agora mostraremos como fazer a famosa torta Floresta Negra.

Pouca gente sabe, mas este famoso bolo de chocolate coberto com cerejas tem suas origens fincadas na distante Floresta Negra, uma área verde com 200 km de comprimento localizada no sudoeste da Alemanha.

Mais do que inspiração para clássicos infantis como Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho, aquela terra de ar misterioso e pinheiros de tons escuros é responsável pela criação do bolo floresta negra.

Assim como os contos infantis escritos pelos Irmãos Grimm, a história deste bolo alemão de fama internacional é também contada em diferentes versões. A mais conhecida diz que seus ingredientes foram inspirados nos tradicionais trajes das mulheres solteiras locais.

O chocolate granulado são como seus vestidos pretos, o creme são as blusas brancas e as exclusivas cerejas produzidas na região são os chapéus com bolas vermelhas conhecidos como bollenhut.

Acredita-se que a primeira versão deste bolo tenha sido feita em 1915 pelo confeiteiro Josef Keller, embora sua receita original contasse com apenas uma camada. Sua fama é tão grande que a pequena Todtnauberg abriga, a cada dois anos, um festival dedicado a este doce, onde profissionais e amadores apresentam suas criações com os ingredientes utilizados no floresta negra: creme, biscoitos, cerejas, chocolate e licor.

Agora vamos ver como preparar essa receita. Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento.

Receita da Torta Floresta Negra

Ingredientes

Massa

  • Meia xícara (chá) de margarina
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
  • Meia xícara (chá) de amido de milho
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó

Recheio e Cobertura

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • Meia xícara (chá) de cerejas marasquino picadas
  • 500 g de raspas de chocolate ao leite

Modo de Preparo

Massa

  1. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180° C).
  2. Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central média (20 cm de diâmetro).
  3. Na tigela da batedeira, coloque a margarina, o açúcar e os ovos, e bata até formar um creme fofo e homogêneo. Junte a farinha de trigo, o amido de milho e o chocolate em pó, alternando com o leite, e bata até obter uma massa cremosa.
  4. Acrescente o fermento e misture delicadamente.
  5. Disponha a massa na fôrma reservada e leve ao forno por 35 minutos, ou até que um palito, depois de espetado na massa saia limpo.
  6. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme sobre um prato grande. Corte o bolo ao meio, no sentido horizontal, e reserve.

Recheio e Cobertura

  1. Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite e o açúcar, e bata até obter o ponto de chantilly.
  2. Com o auxílio de uma espátula espalhe metade do chantilly em uma das partes do bolo, cubra com metade das cerejas e disponha, por cima, outra parte do bolo.
  3. Finalize com o restante do chantilly e decore com as raspas de chocolate e as cerejas restantes. Leve à geladeira por 1 hora, ou até ficar firme. Sirva a seguir.

Gás para Cozinha em Gaspar / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás de cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?