No artigo anterior desmitificamos o boato de que o botijão de gás pode explodir. Agora veremos como preparar a saborosa Bloomin’ Onion, a porção de cebola do Outback.

Um dos pratos mais apreciados na rede de restaurantes Outback é a cebola gigante frita, que no cardápio aparece como Bloomin’ Onion.

O formato da cebola lembra Waratah, uma flor australiana. Geralmente tem cores avermelhadas e cerca de 10 cm de diâmetro. Floresce na Austrália nos meses de setembro e novembro. Bloomin’ significa florescer.

Essa é aquela cebola frita que tanto espanta os clientes na primeira vez. Muito tradicional nos EUA, ela é feita com uma qualidade de cebola especial e muito maior se comparada as que encontramos por aqui. Foi inventada por um restaurante de Springfield, em New Jersey, porém foi o Outback quem a popularizou. Hoje ela é tradicional por todos os EUA e servida em diversos restaurantes. A ironia aqui é que ela é praticamente desconhecida na Austrália e pouco pedida até mesmo nos restaurantes da rede. Aqui eu deixo uma receita para prepará-la em casa.

Veja a seguir a receita deste delicioso aperitivo. Há quem diga: até quem não gosta de cebola deve abrir uma exceção e experimentar este prato irresistível.

Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Ingredientes

Cebola

  • 1 Cebola italiana ou espanhola gigante
  • 1 ovo
  • 1 copo de leite
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 2 colheres de farinha de fubá
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • 1 1/2 colheres de chá de pimento vermelha em pó
  • 1/2 colher de chá Pimenta do Reino em pó
  • 1/4 colher de chá de oregano seco
  • 1/8 colher de chá tomilho em pó
  • 1/8 colher de chá cominho
  • Óleo vegetal

Molho

  • 1/2 copo de maionese
  • 2 colheres (chá) de ketchup
  • 2 colheres (chá) creme de raiz forte
  • 1/4 colher (chá) de páprica
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1/8 colher (chá) de oregano seco
  • Pitada de Pimenta do Reino em pó
  • Pitada de Pimenta Vermelha em pó

Modo de Preparo

Para fazer o molho, misture todos os ingredientes e mantenha coberto na geladeira até a hora de servir.

Para a cebola, bata o ovo e misture com o leite numa vasilha grande o suficiente para caber a cebola. (preparo 1)

Em outro recipiente, misture as farinhas, o sal, as pimentas, orégano, tomilho e o cominho. (preparo 2)

O que chama atenção nesse prato é sua apresentação. A cebola é cortada como se fosse uma flor aberta, a Waratah. Para fazer este corte o Outback utiliza um Blooming Onion Cutter, mas como você não tem o utensílio em casa vai precisar utilizar uma faca bem afiada.

Primeiro corte uns 2cm do topo e da base da cebola (essas são instruções para você que conseguiu uma cebola grande, se estiver fazendo a receita com uma cebolinha pequenininha, use o bom senso). Tire a casca da Cebola. Tire o miolo dela com aproximadamente 2 cm de diâmetro. Agora use uma faca maior para cortar as ‘pétalas’ da cebola. Lembre-se para não cortar até o final e sim deixar um pedaço para a cebola não desmanchar. O ideal é fazer o primeiro corte bem no meio da cebola, girar a cebola 90 graus e cortar de novo fazendo uma espécie de ‘X’ como se estivesse fatiando uma torta.

Vá cortando as seções da cebola sempre no meio com muito cuidado até ter cortado umas 16 vezes. Lembrando, não corte até o final para não desmanchar na hora de fritar. Os últimos 8 cortes são bem fininhos, use a mão firme e não fique triste se sua cebola não parecer uma flor certinha, porque mesmo assim ela ficará muito gostosa.

Espalhe as ‘pétalas’ da cebola. As seções da cebola tendem a ficar juntinhas, então você deve espalhar bem para facilitar a fritura e torná-la mais homogênea. (uma dica é colocá-la na geladeira por uns minutos com água e gelo).

Mergulhe a cebola na mistura 1 e depois, numa outra vasilha, coloque a cebola e vá jogando a mistura 2 por cima até cobri toda a cebola. Lembre de abrir bem as ‘pétalas’ e jogar a mistura na cebola toda. Uma vez que você viu que cebola está bem coberta da mistura 2, mergulhe-a novamente na mistura 1 e depois faça novamente o ritual da mistura 2 lembrando sempre de abrir bem as ‘pétalas’ para um melhor resultado final.

Confira se a parte de fora da cebola está bem coberta da mistura 2. Deixe a cebola descansar na geladeira por 15 minutos enquanto o óleo vai esquentando e ficando pronto pra fritura final.

Esquente o óleo numa panela funda até 350 graus. Certifique-se de que está usando óleo suficiente para cobrir toda a cebola quando for fritá-la.

Frite a cebola com o lado aberto pra cima por uns 10 minutos ou até ficar dourada. Quando a cebola ficar dourada remova-a do óleo e deixe-a secar bem num papel-toalha.

Abra a cebola com cuidado e coloque a vasilha do molho no centro e pronto basta saborear essa delícia!

Gás para Cozinha em Balneário Camboriú / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás para Cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.