Na última postagem vimos algumas receitas com sorvete para você se refrescar no calor. Dessa vez, falaremos do GLP como combustível para carros.

O gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido também como gás de petróleo liquefeito (GPL), é uma mistura de gases de hidrocarbonetos que serve como combustível (não-renovável) por ser obtido durante o processamento do petróleo. Invisível, Inodoro e inflamável, sua produção se dá em menor escala com relação a outros produtos.

No entanto, o GLP pode ser obtido a partir do refino de outros combustíveis fósseis, como por exemplo, o subproduto da gasolina. Na temperatura ambiente, o GLP se apresenta em forma líquida, podendo assim ser transportado em vasilhames. O GLP possui utilidades diversas, servindo como fonte de calor para a metalurgia, produção de vidro, cerâmica, gás de cozinha e combustível de veículos graças ao seu valor inferior ao de combustíveis como gasolina e etanol.

O uso de GLP em veículos tem crescido em alguns países, e carros fabricados ou mesmo convertidos para rodar com GLP têm sido frequentes. Autogas é o nome dado ao GLP quando usado como combustível veicular. Os carros que rodam no Brasil e que usam gás como combustível na verdade rodam com GNV (gás natural veicular), porque no Brasil o uso de GLP como combustível é proibido, exceto para empilhadeiras (máquinas usadas para carregar e descarregar mercadorias).

Tal fato se deve à lei 8.716, de 8/2/1991, que definiu o uso de GLP para fins automotivos como crime contra a ordem econômica; tais restrições continuam vigentes. Várias empresas oferecem kits com todo o material necessário para o sistema GLP, mas deve-se procurar um instalador especializado caso não se tenha todo o conhecimento necessário. Na instalação, o motor é ajustado para que tenha eficiência máxima, evitando assim desgastes e prejuízos no consumo a longo prazo.

Os consumidores se preocupam com o fato de não encontrarem lugares para abastecer o tanque, por isso grande parte dos automóveis movidos a GLP possui dois sistemas de combustível, sendo gasolina a outra alternativa. De uma maneira geral, o GLP é usado em todo o mundo, por sua facilidade de transporte, armazenamento, eficiência térmica e limpeza na queima.

E, em comparação com outros combustíveis veiculares, o GLP é muito mais seguro, porque possui uma temperatura de ignição bem maior – ou seja, a probabilidade de se incendiar é relativamente menor. Enquanto o custo anual de um sistema GLP envolve 1162 euros, o custo anual da gasolina envolve 1932 euros. Mas, infelizmente, seu uso veicular ainda é proibido no Brasil.

Fonte: Portal Educação

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