O botijão de gás está presente na maioria das residências do Brasil e é muito simples contar com sua energia, mas podem surgir algumas dúvidas durante o uso, como: botijão de gás faz barulho?

Como saber se o barulho que você está ouvindo é normal? Como identificar as causas? E como resolvê-las? Bom, responderemos essas perguntas ao decorrer do texto. Continue a leitura! 

Quando é normal o botijão de gás fazer barulho?

Nem todos os barulhos no botijão de gás podem significar algum tipo de perigo. Veja:

  • Queimadores de fogão: ao acender os queimadores do seu fogão, por exemplo, é normal que a liberação do gás GLP faça um som baixinho. Isso significa apenas que a válvula está aberta e liberando o gás para entrar em contato com as chamas e você poder cozinhar.
  • Mangueiras: um ruído baixo também pode ser ouvido das mangueiras que fazem a passagem do gás do botijão para os queimadores, por meio do regulador. Se for muito alto, você pode checar se não existem vazamentos. Do contrário, é natural do próprio mecanismo de liberação de gás.
  • Botijão novo: Ao trocar o botijão de gás, é normal escapar um pouco de gás quando o cone-borboleta é pressionado na válvula, isso provoca um chiado que deve desaparecer assim que as peças estiverem corretamente ajustadas.

 

o botijao de gas faz - O botijão de gás faz barulho?

 

Quando sei que tem algo errado com o barulho?

Primeiramente, é preciso investigar de onde está vindo o som e se o nível de ruído é muito elevado. Geralmente, o barulho mais alto está no regulador ou na mangueira.

Se perceber que há um barulho mais alto ou fora do comum, o ideal é tomar as medidas básicas de segurança. Confira se há vazamento de gás, aplicando espuma de sabão sobre o regulador, se há formação de bolhas. Caso sim, verifique se alguma peça está danificada e troque, caso necessário.

Nesses casos, é recomendado desligar a válvula de passagem e não causar nenhum tipo de faísca, ligando interruptores ou outros aparelhos elétricos. Aguarde um tempo e abra as janelas do ambiente para o ar circular.

Dicas de verificação

Agora que você já sabe as possíveis causas do barulho de gás, separamos algumas dicas de verificação. São elas: 

1- Instalação

Para manter a segurança do local e das pessoas, é fundamental que a instalação seja realizada de maneira correta por alguém que conheça todos os procedimentos técnicos.

2- Validade e certificação

Além do seu botijão de gás, que deve conter um selo de certificação do INMETRO e não possuir avarias, como partes do casco amassadas ou arranhadas, os itens que fazem parte da instalação, como válvula e mangueira, também devem seguir esse padrão. 

As informações de certificação e validade devem constar na peça para que ela esteja dentro dos padrões de segurança.

3- Manutenção

Realize a manutenção anualmente do seu fogão, como a limpeza das bocas e peças internas, para evitar possíveis acidentes ocasionados pelo mau funcionamento do equipamento.

Fonte: TR24, CPG

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?