Na última postagem mostramos algumas dicas para equipar sua lanchonete. Dessa vez, veremos a história e a receita da quiche, também conhecida como quiche lorraine.

A Quiche é uma torta aberta, com recheio a base de creme de leite e ovos, e originalmente recheada com bacon. Hoje é possível encontrar diversos recheios, como: poró, espinafre, legumes, rúcula, cogumelos, salmão, acrescentado sempre um queijo, seja ele parmesão, Gruyére, camembert, roquefort ou brie.

A palavra “quiche” vem do Alemão “Küchen” (torta). A quiche é um prato originário da Alsácia Lorena, que atualmente faz parte do nordeste da França, e faz fronteira com a Alemanha. A região da Alsácia Lorena por diversas vezes foi comandada pelos Alemães, e foi palco de diversas brigas por território entre Franceses e Alemães.

Quando a Quiche foi criada, a região que hoje é a Alsácia Lorena, era uma província alemã, e se chamava “Lothringen” que em português significa “Lorena” e em Francês “Lorraine”. Depois de muitas batalhas, entre elas a primeira e a segunda guerra mundial, a França retomou a Alsácia Lorena em 1945, e os franceses batizaram a quiche de “Quiche Lorraine”.

Percebe-se que a quiche possui uma origem bastante conturbada, influenciada pela disputa territorial pela Alsácia Lorena. O certo é que a quiche é de origem alemã, mas é um prato típico, tradicional e de excelência francesa.

A massa usada para fazer uma quiche é a patê brisée, que tem como base manteiga e farinha, e que fica quebradiça quando pronta. A quiche é um tipo de torta, mas difere das outras pelo fato de ser aberta e não tampada, e seu recheio que envolve creme de leite, ovos e noz moscada.

A quiche hoje é conhecida e apreciada por todo o mundo por ser um prato tão saboroso e interessante de servir em qualquer ocasião. A popularização da quiche começou após a segunda guerra mundial, primeiro ganhando apreciadores na Inglaterra, depois na década de 50 nos Estados Unidos, e a partir dai ganhando fama mundial.

A quiche pode ser servida em um almoço, jantar, café da tarde ou até como entrada de uma refeição, variando os recheios de acordo com a criatividade de cada um.

Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento.

Receita de Quiche Lorraine

Ingredientes

Massa

  • 250 g de farinha de trigo
  • 125 g de manteiga gelada
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água
  • Sal a gosto
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Recheio

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 4 ovos
  • 80 g de bacon em cubinhos
  • 80 g de queijo gruyère ralado grosso
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo

Massa

  1. Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa lisa. Modele uma bola, embrulhe com filme e leve à geladeira por 10 minutos.
  2. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o rolo. Em seguida, unte e enfarinhe uma fôrma de 20 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais da fôrma com a massa.

Recheio

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  2. Numa tigela, junte os ovos, o leite e o creme de leite e bata com um batedor de arame até ficar liso. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  3. Numa panela, de preferência antiaderente, leve o bacon ao fogo médio por cerca de 3 minutos até dourar. Retire do fogo, escorra a gordura e reserve.
  4. Cubra a massa com o queijo gruyère ralado, o bacon e o creme de ovos, seguindo esta ordem. Leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até que a superfície fique dourada. Retire do forno e sirva a seguir.

Fonte: Petit Gastro e Panelinha

Gás para Cozinha em Navegantes / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás de cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?