Quando falamos de Gestão de Hotéis, não podemos deixar de falar sobre a gestão do estoque, sobretudo, falando de dinheiro. Dessa forma, uma gestão ineficiente pode gerar gastos desnecessários e o resultado pode chegar aos hóspedes.

Manter o estoque de um hotel em dia é um grande desafio para o gestor do estabelecimento. Todavia, diferente do que muitos pensam, os métodos de controle de estoque vão além da compra de caixas, embalagens e reposição.

Confira na matéria de hoje, como ter uma gestão eficiente e um estoque organizado.

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Gestão de Hotéis: quais são os principais problemas no estoque de uma gestão ineficaz?

Primeiramente, um gerenciamento inadequado do estoque acarreta em vários problemas diferentes para o hotel, entre eles destacamos:

  • Prejuízos financeiros;
  • Possibilidade de roubo e furto de itens;
  • Insatisfação dos clientes e funcionários pela falta de produtos;
  • Perda de caixa com excesso de materiais.

Afinal de contas, deixar faltar ou comprar em excesso também não é bom. Contudo, o ideal é que exista um meio termo e que tudo ali comprado seja consumido na validade correta, sem causar danos de perda ou sobra.

Gestão de Hotéis: métodos de controle de estoque

Antes de tudo, para que situações como as que mencionamos anteriormente não aconteçam, o primeiro passo é definir quem ficará responsável pela governança do espaço e, consequentemente, resultar em uma gerência de sucesso.

Inventário de estoque semanal

O inventário é um documento que tem como objetivo mostrar quais são os produtos e suas quantidades em estoque. Por exemplo, se no começo da semana o inventário apontava que existiam dois litros de leite e agora existe só um litro, isso significa que metade foi usado ao longo dos dias.

Nesse sentido, o método é extremamente eficaz para entender o quanto se gasta, o que está sendo utilizado com maior frequência e se a quantidade comprada é realmente suficiente para abastecer o hotel.

Materiais e categorias

Um dos métodos de controle de estoque é organizar cada material separadamente e por categorias. Um exemplo seria nomear cada uma dos setores do seu hotel, como a recepção, cozinha, limpeza… dessa forma, cada setor garante uma categoria e dentro dessas categorias seus respectivos materiais.

Do mesmo modo, cada categoria terá exatamente os suprimentos necessários para desempenhar as funções. Dessa forma, uma área não pega o que é da outra e tudo fica mais organizado, evitando o sumiço de materiais e custos adicionais.

Outra dica é colar etiquetas vermelhas em produtos que tenham a validade próxima. Usar materiais vencidos pode ser um grande problema.

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