Na última postagem mostramos como preparar carbonara e outras receitas com bacon. Dessa vez, veremos o que sai mais barato: gás de botijão ou gás encanado.

Você paga mais caro quando pega um Uber ao invés de ir de ônibus, certo? Pode-se entender que esse é o custo da comodidade. Mas você sabia que o mesmo pode acontecer com o gás que você usa na sua casa? Segundo cálculos feitos por especialistas, o gás encanado (chamado de Gás Natural, ou GN) pode sair 26% mais caro do que o botijão.

Um levantamento feito pelo gerente de vendas Vicente Longatti, da Copagaz, levou em consideração o perfil de consumidor de uma família de cinco pessoas com um consumo de 16,25m³ de gás em 45 dias.

Com essas condições, o custo do botijão seria de R$ 1,66 por dia, já o do gás encanado, R$ 2,18 por dia, baseado nas tarifas da Comgás. A área de concessão da empresa abrange a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

comparativo gas de botijao e gas encanado - Gás de Botijão ou Gás Encanado? Veja Qual Sai Mais Barato

Vantagens x Desvantagens

Segundo posicionamento oficial da Comgás, o consumidor deve levar em conta outros custos e também determinadas vantagens.

As principais, segundo a empresa, são “fornecimento contínuo e ininterrupto”, o “suporte diário”, a segurança (que por ser mais leve que o ar, o gás encanado dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento, além de não precisar de estocagem) e o pagamento após o consumo.

“Além disso, o gás natural encanado contribui para a melhoria da mobilidade urbana e do meio ambiente, por reduzir a circulação de caminhões usados para entrega de outros energéticos”, afirmou a companhia em nota.

Clauber Leite, especialista em energia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) afirma que, por outro lado, além do gás de botijão ser mais barato, o cliente pode escolher o fornecedor (e, consequentemente, o preço) e, se precisar, pode economizar em um determinado mês.

“Se ele cozinhar menos, por exemplo, ele vai gastar menos. Aquele botijão vai durar mais. Se é gás encanado, ele paga uma conta de qualquer maneira, mesmo que esteja o mês todo de férias fora de casa”, afirma.

Ele reconhece, no entanto, que a comodidade é um ponto positivo para o gás encanado. “Além disso, o preço é previsível, por ser regulado”, diz.

Agora pese prós e contras e veja o que mais vale a pena na sua casa.

Fonte: Sindigás

Gás LP para Casa ou Empresa em Balneário Camboriú / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todo possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?