Anteriormente vimos um prato típico da festa junina, o arroz doce. Agora veremos algumas dicas para você escolher e comprar um fogão a gás.

Parece fácil, mas escolher o fogão certo para a sua casa não é tão simples assim. A decisão não pode se limitar apenas a preço ou beleza do fogão, mas deve ser de acordo a características da sua família e do espaço da sua cozinha.

Lembrando que para você cozinhar com qualidade use o Gás LP da Supergasbras, comercializado e distribuído pela Rescaroli, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento.

Veja o que pode variar nos modelos de fogões existentes no mercado:

  • Quantidade de bocas;
  • Fogão convencional (de piso), fogão de embutir, fogão de mesa (cooktop) ou industrial;
  • A gás, elétrico ou por indução.
  • Para decidir essas questões, você precisa analisar alguns fatos sobre sua casa e você!

Tipos de Fogão

Antes de mais nada, você precisa conhecer os principais tipos de fogão para poder se situar e escolher o mais adequado para as suas necessidades, certo? Então veja só:

Fogão de Piso

Esse é, provavelmente, o modelo de fogão mais popular no país. Além das 4, 5 ou 6 bocas para cozinhar, esse tipo tem um forno acoplado, costumando ser também bastante versátil, pois algumas marcas oferecem a função de grill e de timer. Pode ser elétrico ou a gás, e seu preço normalmente varia entre 200 e 700 reais.

Fogão de Embutir

O fogão de embutir funciona, basicamente, da mesma forma que o de piso. A única diferença é que ele fica acoplado a um balcão da cozinha, característica que o torna ideal para ambientes planejados. Por esse motivo, tem desvantagem em casos de mudança, pois é um pouco mais difícil retirá-lo da casa. Seu custo ultrapassa facilmente os mil reais.

Cooktop

Sem o forno por baixo, o cooktop tem apenas a placa superior com os queimadores, que variam de 1 a 5 unidades. É originalmente feito para ser embutido em bancadas, mas pode também ser portátil. Os modelos podem ser elétricos, a gás ou por indução.

Potência do Fogão

Os fogões têm diferentes formas de gerar calor. Alguns usam gás fornecido por companhias, outros funcionam com os botijões vendidos por empresas, além de também existir aqueles que trabalham com energia elétrica. E ainda existem cooktops que funcionam por indução, ou seja, precisam de uma panela com a base magnética para esquentar seus acendedores.

Veja abaixo algumas observações que podem ajudar a escolher o modelo mais adequado para seu perfil:

  • Eficiência: fogões por indução, a gás e de vitrocerâmica são mais rápidos para cozinhar;
  • Limpeza: os modelos por indução são mais fáceis de limpar, seguidos pelos de vitrocerâmica;
  • Versatilidade: nesse quesito o ponto vai para os fogões a gás, que aceitam qualquer tipo de recipiente;
  • Preço: tipos a gás normalmente são os mais baratos.

Tamanho da sua Cozinha

Isso vai influenciar na decisão da quantidade de bocas e qual o tipo de fogão escolher. Pense na disposição de armários, bancadas e outros eletrodomésticos na sua cozinha. Se ela já está toda montada, isso fica ainda mais fácil, afinal, muitas cozinhas já vêm com um espaço definido para o fogão.

Se o espaço para ele for pequeno, provavelmente você precisará escolher um fogão de, no máximo, quatro bocas ou ocupar a bancada com um fogão cooktop. Mas se você esbanja espaço, poderá escolher um fogão de seis bocas ou até mesmo um industrial, caso seja de seu interesse.

É importante lembrar que apesar de os fogões de modelo cooktop ocupam menos espaço, já que ficam sobre as bancadas, porém o espaço que é liberado por não incluírem forno será ocupado em outro lugar, caso você decida por comprar um forno para colocar em outro lugar na cozinha.

Quantidade de Pessoas

Se você mora sozinho e não tem costume de cozinhar em grandes quantidades para várias pessoas, um fogão de duas bocas pode estar de bom tamanho. Mas se você mora sozinho e gosta de cozinhar pratos variados ou se a família é pequena (casal sem filhos, por exemplo), um fogão de quatro bocas já satisfaz as suas necessidades.

Famílias grandes ou casais que têm costume de chamar amigos para jantares mais sofisticados devem optar por fogão de pelo menos 5 bocas.

Se o objetivo é cozinhar em grandes quantidades, principalmente quando estamos falando de hotéis, hospitais e restaurantes, a melhor opção está nos fogões industriais. Eles podem ter até 8 bocas e o ponto de cozimento é atingido em menos tempo.

Mudanças Constantes

Parece bobeira, mas isso também conta bastante na hora da escolha. Os fogões de embutir, por exemplo, têm uma única diferença dos fogões de piso: ele é fixado embutido num móvel. Por isso, geralmente esses móveis e armários são planejados para atender àquele tamanho de fogão. Então, a única forma de tirá-lo do lugar é com uma reforma e, para substituí-lo, é preciso ter um fogão de mesmas dimensões para que ele se encaixe perfeitamente em seu armário de cozinha.

Fogão de Embutir

Da mesma forma, se você se mudar de casa, você teria que optar deixá-lo para trás ou montar um armário planejado adequado a ele em sua nova casa. Mas o ponto positivo nele é não ter que ser arrastá-lo para limpar sua cozinha.

Modelo Ideal

Para saber qual é a melhor opção de fogão para sua cozinha, responda:

  1. Qual é seu orçamento?
  2. Sua cozinha é planejada?
  3. Você mora em um imóvel próprio ou alugado?
  4. Quantas pessoas vivem com você?
  5. Você prefere poupar na compra do fogão ou na conta de luz?

Com essas questões devidamente resolvidas, você será capaz de entender suas necessidades e, com base nas características que listamos acima, identificará facilmente o modelo mais indicado para seu caso.

Melhores Marcas dee Fogão

Na hora de comprar um fogão, é preciso levar em conta, também, o nome da empresa fabricante, afinal, uma marca com tradição costuma ter bons produtos. Então conheça as principais:

Bosch

A multinacional alemã é especializada em engenharia e tem uma linha de fogões famosa;

Brastemp

Com mais de 15 linhas de fogões para casas e restaurantes, a empresa se especializou em variedade para atender a todos.

Electrolux

A Electrolux também é uma marca bem consolidada aqui no Brasil.

Continental

Há 50 anos no mercado, a marca tem muitas opções de fogões, sendo mais de 40 modelos comercializados atualmente.

Dako

No comércio há 8 décadas, a Dako é a fabricante de fogões mais lembrada pelos consumidores há 6 anos seguidos, oferecendo 2 linhas para domicílios.

Fonte: Meliuz

Gás para Cozinha em Luiz Alves / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás de cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?