Na matéria anterior mostramos receitas de comidas fáceis e rápidas para fazer na quarentena e, desta vez, apresentaremos sobre o GLP.

Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento de água, calefação, entre outros.

Mas, você sabe como o GLP é obtido na natureza e como ele é processado até chegar na sua casa?

O gás LP é um dos resultados do refinamento do petróleo. Ele é composto por uma mistura de gases resultantes deste refinamento, chamados hidrocarbonetos, principalmente o Propano (C3H8) e o Butano (C4H10), que apresentam grande aplicabilidade como combustível devido às suas características de alto poder calorífico, excelente qualidade de queima, fácil manuseio, baixo impacto ambiental, facilidade de armazenamento e transporte.

veja algumas curiosidades sobre o gas de cozinha - Conheça mais Sobre o GLP!

Propriedades do GLP:

À temperatura ambiente e submetido a altas pressões (entre 4 kgf/cm² e 15 kgf/cm²), o GLP se apresenta na forma líquida e é relativamente estável, o que facilita seu transporte e armazenamento em recipientes apropriados (botijões ou tubulações para aquisição a granel).

Fora do botijão (em temperatura ambiente e na pressão atmosférica normal), ele se apresenta no formato gasoso. É por isso que quando o botijão é aberto e o seu conteúdo é empurrado para fora, não o vemos, pois ele instantaneamente passa da fase líquida para a fase gasosa.

Características dos componentes:

Propano Especial – Hidrocarboneto saturado com 3 átomos de carbono e 8 de hidrogênio, com até 99% de pureza em volume utilizado como combustível em aplicações específicas, como corte e tratamento térmico de metais. Seu estado natural é gasoso, incolor e inodoro.

Butano – Hidrocarboneto saturado com 4 átomos de carbono e 10 de hidrogênio. É utilizado principalmente como propelente em aerosois em substituição ao CFC (clorofluorocarboneto) que ataca a atmosfera terrestre. Usado também em isqueiros a gás.

Curiosidades:

Na fase gasosa, o GLP é mais denso do que o ar, portanto, em caso de vazamento, o gás vai ocupar sempre os locais mais baixos (ralos, pisos, canaletas etc.)

Você sabia que o GLP é um produto naturalmente inodoro? Isso mesmo! O cheiro que sentimos quando o gás está vazando é adicionado artificialmente. Trata-se de um composto a base de enxofre chamado mercaptano, inserido no gás para que se possa identificar, com facilidade, qualquer vazamento.

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todo possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?