Anteriormente vimos receitas salgadas de forno para preparar em até 30 minutos. Agora mostraremos como usar o botijão de gás de forma correta para evitar acidentes.

Acidentes com botijões de gás podem ser evitados com medidas simples de segurança durante o uso. O cuidado deve começar no momento da aquisição do botijão ou cilindro. Recipientes sem lacres ou sem a marca visível (estampada em alto relevo no corpo do recipiente) devem ser recusados.

A compra deve ser feita somente em revendas autorizadas, com entregadores devidamente identificados. Além disso, ao receber o produto, o consumidor deve se certificar de que a marca estampada em alto relevo no recipiente é a mesma do lacre e da etiqueta (rótulo) de segurança.

Todas as revendas precisam conter a placa de homologação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Outro cuidado, é com a instalação do botijão nas residências. Os botijões já vêm com adesivos de instruções para a instalação e o próprio morador pode fazer. No entanto, os revendedores também são preparados para realizar o procedimento ou ensinar os clientes.

Os reguladores e mangueiras, devem conter o símbolo do INMETRO, o número da norma técnica de fabricação, além das datas de validade impressas em seu corpo (esses equipamentos têm prazo de cinco anos).

O uso de reguladores e mangueiras vencidas pode causar vazamento. É importante observar que para a fixação da mangueira no regulador e no fogão deve-se utilizar abraçadeiras. Após a instalação, é necessário verificar se há vazamento com um teste simples, que consiste em colocar espuma nas duas extremidades da mangueira.

Acidentes

Acidentes com botijões de gás ocorrem em decorrência dos vazamentos de gás pela mangueira ou abraçadeira que não está muito bem fixada. Quando ouvimos falar de explosão, é importante que fique claro que não foi o botijão, e sim do gás que vazou e ficou confinado naquele local. Ao ocorrer uma ignição, ou seja, ligar a geladeira, por exemplo, pode ocorrer a explosão. Por isso, ao sentir cheiro forte de gás, o morador deve sair da residência e ligar para o Corpo de Bombeiros.

Cuidados Importantes com o Botijão

  • Coloque o botijão de gás sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento;
  • Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados;
  • Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);
  • O botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado para a circulação de ar;
  • Jamais passe a mangueira por trás do fogão para que não ocorra aquecimento;
  • Não instale o fogão onde há corrente de ar que possa apagar a chama e causar vazamento de gás;
  • Nunca vire ou deite o botijão. Se ainda existir algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão, podendo provocar graves acidentes.

Fonte: Sindigás

Gás LP para Casa ou Empresa em Itajaí / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todo possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?