O entupimento da pia é algo que pode ocorrer com bastante frequência e chega a ser muito incômodo. Há entupimentos leves em que a água apenas demora a escoar pelo ralo, até entupimentos totais onde a água definitivamente não desce.

 

Existem diversos métodos para desentupir pias como o desentupidor de borracha (aquele de mercado), limpeza na caixa de gordura, limpeza do sifão da pia, soda cáustica, entre outros. 

 

Mas antes, é necessário saber quais são os fatores que contribuem para o entupimento e quais são as melhores maneiras para evitar que isso ocorra. Confira! 

 

Por que a pia entope?

 

Basicamente, o encanamento da cozinha foi feito para receber apenas água e detergente diluído. Diferente disso, na maioria das casas, o que se vê indo para o ralo são restos de comida, gordura, borra de café, cascas de alimento e por aí vai.

 

Esses resíduos vão se instalando nas paredes da tubulação e, com o passar do tempo, acabam se acumulando, até que impeçam a passagem da água, ocasionando o entupimento.

 

Antes de entupir totalmente, os ralos costumam apresentar sinais de que algo não está certo, como o mau cheiro ou escoamento lento da água. Portanto, fique atento e, ao menor sinal, tome as devidas providências para que o problema não se agrave.

 

Cuidados para não se ter a pia entupida - Como prevenir o entupimento da pia da cozinha

 

Como evitar o entupimento da pia?

 

Tem diversas maneiras para evitar entupimentos na pia de cozinha, como ter cuidado com o que se descarta no ralo. 

 

1- Tire os restos de alimentos dos pratos

 

Muitas pessoas têm o costume de colocar os pratos na pia ainda com comida e isso faz com que esses restos desçam pelo ralo, acumulando-se nas paredes da tubulação e causando o entupimento. Por isso, retire todo o resto de alimentos dos pratos antes mesmo de colocá-los na pia.

 

2- Coloque uma peneirinha no ralo da pia

 

Utilize uma peneirinha para proteger o ralo da pia dos resíduos mais grossos que não puderam ser removidos antes da lavagem. Após lavar a louça, basta tirá-la e despejar esses resíduos na lixeira.

 

3- Nunca jogue objetos no ralo da pia

 

O ralo da pia não é lixeira! Evite jogar qualquer objeto dentro da pia, como tampas de embalagens, pedaços de plástico ou papelão, lacres e entre outros.

 

Canos entupidos com pedaços de plástico e outros materiais inorgânicos são mais difíceis de desentupir, necessitando, na maioria das vezes, dos serviços de um profissional.

 

4- Crie uma rotina de limpeza

 

Utilizar água quente é uma ótima maneira de evitar entupimentos no ralo da pia, já que ela ajuda a derreter a gordura na tubulação.

 

Para isso, ferva cerca de 2 litros de água e jogue, lentamente, ralo abaixo – se quiser, pode adicionar um pouco de detergente. Repita esse procedimento 1 vez por semana.

 

Outra dica muito interessante para evitar entupimentos, é utilizar uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre.

 

Separe uma xícara de bicarbonato e outra de vinagre e jogue-as no ralo. Deixe a pia tampada e espere 30 minutos, após esse tempo, despeje água quente dentro da pia. Além de evitar entupimentos, esse cuidado também é útil para manter ratos e baratas longe da sua casa.

 

Fonte: Higitec, C&C

 

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

 

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?