Na matéria anterior mostramos 10 receitas fantásticas que são perfeitas para o inverno e, desta vez, apresentaremos como garantir a segurança da central de gás glp de um condomínio.

A central de gás GLP é um local que exige muitos procedimentos de segurança, afinal trata-se de uma área delimitada, específica para o armazenamento do gás. Por isso, deve seguir diversas recomendações e normas para estar de acordo com o que é correto e evitar riscos maiores.

Quer entender como ter certeza da segurança de sua central de gás? Confira as dicas que a Rescaroli separou para você aplicar em seu condomínio ou negócio!

o gas ideal para o seu condominio - Como Garantir a Segurança da Central de Gás GLP de um Condomínio?

Cuidados para a segurança da central de gás GLP

Quando o assunto é a segurança da central de gás GLP, independentemente do tipo de estabelecimento, nos referimos diretamente à NBR 13523 — da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) — e também às diretrizes do Corpo de Bombeiros.

Essas normas ditam os pontos necessários relacionados à projeto, montagem, alteração, segurança e localização das centrais — para qualquer tipo de edificação. A armazenagem máxima total é de 1500 m³.

Veja mais cuidados:

Sobre a área e a instalação

Entende-se por central de gás GLP a área entre os recipientes e o primeiro regulador de pressão. Ela deve estar contida na planta baixa do projeto, e precisa ser respeitada à risca para manter a segurança em condomínios e negócios.

O projeto da instalação deve ser feito por profissionais treinados e habilitados, sempre com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Ele deve permitir que haja o reabastecimento dos recipientes de gás sem afetar o potencial energético oferecido aos equipamentos que o utilizam.

Por essa razão, o melhor é contar com empresas que tenham expertise e reconhecimento de mercado para fazer a instalação.

Vale lembrar que todos os recipientes devem estar do lado externo, em ambientes ventilados e abertos. O mesmo vale para a tubulação onde passa o gás GLP em sua fase líquida, a não ser em casos de processos industriais que o exijam dessa maneira.

Em termos de sinalização, deve haver avisos fáceis de identificar de qualquer direção, com letras maiores que 50mm, indicando PERIGO, PROIBIDO FUMAR e INFLAMÁVEL.

Manutenção e verificações técnicas

A manutenção, independentemente se preditiva, preventiva ou emergencial, deve ser feita também por empresas fornecedoras. Isso porque, além de evitar acidentes, auxilia no rendimento e na eficiência do uso da central de gás GLP e do próprio gás.

Referência: https://bit.ly/32A9REJ

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todo possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?