Um produto essencial e que não pode faltar na sua cozinha, é o jogo de panelas. Na hora de cozinhar, faz toda a diferença o tipo de panela que você usa, seja para dar mais sabor à comida ou não deixá-la queimar.

 

Convenhamos: a cozinha dos sonhos não é composta unicamente por um espaço amplo, acabamentos perfeitos e eletrodomésticos modernos, não é mesmo? Os jogos de panelas também compõem o ambiente, trazendo não só mais praticidade como também mais beleza para o dia a dia.

 

Existem diversos modelos no mercado e nós vamos te ajudar a escolher um jogo de panelas que além de bonito, seja funcional. Confira! 

 

Tipos de panelas

 

Além de olhar para o modelo, tipo de panela e preço, outro fator importante na hora de escolher o melhor jogo de panelas é o material. Cada material possui características e indicações de uso específicas que vale a pena conhecer antes de ir às compras.

 

Inox  

 

As panelas de aço inox, como o nome diz, são feitas de aço inoxidável, sendo um dos modelos mais comuns no mercado.  Elas possuem boa durabilidade, estética e custo-benefício, mas geralmente possuem um valor acima de outros materiais, como as panelas de alumínio.

 

O único cuidado no uso dessas panelas é que elas não possuem uma boa antiaderência e, nos primeiros usos, é indicado ferver água quente algumas vezes para evitar que qualquer resíduo de níquel ou outra substância se desprenda nos alimentos.

 

Alumínio

 

Existem jogos de panelas em alumínio batido (fundido) e repuxado. Essas panelas são boas opções para quem precisa de um kit de panelas mais leve, prático e com bom preço. Além do custo, você deve considerar a escolha do jogo de panelas em alumínio pela versatilidade de uso em diversos pratos, como sopas, cozidos, carnes etc. 

 

Outro ponto é que existem modelos de panela em alumínio em diferentes cores. Na Parada da Panela, você encontra opções de conjunto de panelas em alumínio candy colors, como os modelos abaixo. 

 

Cobre

 

As panelas de cobre, assim como as em aço inox, são boas condutoras de calor, práticas e com grande durabilidade. 

 

Contudo, o cobre é um material com algumas restrições. Por exemplo, não é indicado o cozimento de alimentos com sal ou alimentos ácidos como tomate, vinagre ou limão em panelas de cobre, por conta do cobre se desprender da panela.

 

Essa contaminação dos alimentos, se houver, pode provocar sintomas como náuseas e dores abdominais.

 

Teflon   

 

As panelas com revestimento teflon são muito práticas e acessíveis. Geralmente, possuem um valor de mercado mais em conta do que panelas de cerâmica, por exemplo, oferecendo ainda o benefício dos alimentos não grudam e de evitar o uso excessivo de gorduras.

 

Cerâmica

 

As panelas de cerâmica são um investimento, pois são fáceis de limpar, antiaderentes, com boa durabilidade e bonitas, mas com um preço mais elevado. 

 

Contudo, na escolha de um conjunto de panelas desse material, é importante estar atento para a marca, para garantir que a tintura usada no revestimento seja livre do uso de substâncias tóxicas na fabricação que possam se desprender nos alimentos.

 

Porcelana   

 

As panelas de porcelana também possuem como benefício serem antiaderentes e duráveis, mas exigem cuidados extras com a limpeza e o uso, já que são um material mais frágil.

 

Barro   

 

As panelas de barro são bastante tradicionais, esteticamente bonitas e de qualidade. Assim como as panelas de cerâmica, promovem um cozimento mais lento e retém o calor por longo período, sendo boas panelas para preparos mais demorados. 

 

Uma desvantagem desse material é que são bem mais pesadas e os alimentos grudam com maior facilidade. Ou seja, boas para o preparo dos alimentos, mas nada prático na hora de lavar a louça.

 

Como escolher o modelo ideal?

 

1 – Avalie tamanhos e quantidade

 

Se você costuma cozinhar para uma ou duas pessoas, no máximo, no dia a dia, panelas em tamanhos grandes podem mais atrapalhar do que ajudar sua rotina.

 

Outro ponto importante é que se você possui pouco espaço para guardar seus utensílios, um jogo de panelas básico pode ser o essencial. Por isso, avalie o que vai ser realmente essencial dentro de sua realidade.

 

2 – Considere a praticidade da limpeza

 

Alguns materiais possuem excelente durabilidade e desempenho no preparo dos alimentos, mas dão trabalho em dobro na hora da limpeza, seja por não serem antiaderentes ou pelo peso excessivo.

 

Por isso, antes de comprar seu jogo de panelas, avalie também a praticidade na hora de lavar a louça. 

 

3 – Avalie custo e benefícios

 

É possível encontrar jogos de panelas com a mesma quantidade de peças que custam muito mais ou até o dobro das outras, pois o material e qualidade interferem muito no preço.

 

Por isso, antes de ir apenas pelo valor final, pesquise bastante sobre a durabilidade e opinião de outros consumidores para não cair no clássico “barato que sai caro”.

 

Fonte: Uau Limpeza, Parada da Panela

 

Gás LP para Casa ou Empresa em Gaspar/ Santa Catarina

 

O melhor gás para a sua casa ou sua empresa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. Fornecemos três modelos, o P13, P20 e P45. Todos possuem combustão controlada e excelente poder calorífico.

Não fique na dúvida, gás para casa e empresa em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Brusque, Ilhota, Gaspar, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Nova Trento é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?