Anteriormente mostramos como preparar a deliciosa receita de Bloomin’ Onion, a cebola e o molho do Outback. Agora aprenderemos sobre o odor do gás de cozinha.

Em seu estado natural, GLP (propano e butano) e gás natural (metano) são todos inodoros, ou seja, não possuem cheiro. O cheiro que o gás possui é um aditivo chamado Mercaptano que é inserido para alertar as pessoas do risco decorrente.

Mas quê risco e por que avisar? Em um vazamento, havendo um comburente (Oxigênio) e uma fonte de ignição, pode ocorrer uma explosão e como consequência um enorme deslocamento de ar destruindo tudo à sua volta.

Quanto maior for o volume confinado maior será a intensidade da explosão e do deslocamento de ar, a queima do GLP pode chegar a mais de 1.000° C e para acontecer essa explosão basta 5% de gás LP do volume de ar.

O cheiro do gás não só deve ser perceptível por qualquer pessoa, mas também ser suficientemente desagradável e exclusivo para chamar a atenção e não ser confundido com qualquer outra coisa.

Além disso, os odores precisam atender a alguns outros requisitos. Eles não podem ser tóxicos, devem ser resistentes a serem absorvidos pelo solo, não devem reagir quimicamente e não devem evaporar muito rapidamente (para evitar que seu olfato se acostume com o cheiro).

Cheiro do Gás ao Longo da História

Por muitas décadas, a indústria de combustíveis adiciona odor ao GPL e ao gás natural de modo que as pessoas possam detectar vazamento de gás utilizando o seu olfato.

Sem a adição de odor ao gás seria muito perigoso, pois as pessoas não conseguiriam detectar vazamentos a tempo, criando uma condição muito perigosa.

O Mercaptano é quase universalmente reconhecido como a melhor escolha, isso faz com que ele seja utilizado pelas maiores companhias de gás no mundo, inclusive pela Supergasbras.

Seu cheiro é muitas vezes comparado ao repolho podre, algo realmente desagradável.

Como é Adicionado o Cheiro?

À medida que o gás é armazenado no botijão, também é adicionado o Mercaptano.

Nas bases das companhias também possui detectores de vazamento de gás com objetivo de prevenir riscos quando o gás ainda está inodoro.

O Cheiro de Gás Faz Mal?

Conforme informado acima o gás não é tóxico, porém no caso do GLP por ser mais denso que o ar ele pode ocupar o espaço dele no ambiente que está vazando e causar asfixia as pessoas.

Como Proceder ao Sentir Cheiro de Gás?

Siga as seguintes instruções:

  • Abra todas as portas e janelas
  • Não provoque faíscas
  • Não use interruptores: iluminação, campainha, etc.
  • Não acenda fósforos, não acenda velas e, acima de tudo, não fume dentro de casa!
  • Desligar o registro no cilindro e ou o medidor
  • Não utilize o celular ou telefone fixo no local do vazamento
  • Saia para um ambiente aberto e ventilado e ligue para a empresa que lhe forneceu o gás.

Observando os passos descritos acima, o risco de ignição é limitado. É preciso uma concentração de gás natural de qualquer lugar entre 5 e 15%, bem como uma temperatura muito alta ou uma faísca para uma combustão a ocorrer. Além disso, o gás não é tóxico.

Gás para Cozinha em Navegantes / Santa Catarina

O melhor gás para a sua casa é o da Supergasbras, fornecido pela Rescaroli. O famoso botijão de 13 kg possui combustão controlada e excelente poder calorífico, o que significa mais agilidade para esquentar e cozinhar alimentos.

Não fique na dúvida, gás para Cozinha em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes é Rescaroli, é Supergasbras! Peça pelo site clicando no botão abaixo.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?